A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil e o Setor de Informática Forense da Polícia Científica de Joinville deflagraram nesta quinta-feira, 27, a operação “Anjos da Guarda 2”. A ação teve o objetivo de identificar um suspeito de armazenar fotos e vídeos de conteúdo relacionado à exploração e ao abuso sexual infantil. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Joinville.
Durante as buscas, foram encontrados os identificadores relacionados ao armazenamento do conteúdo ilícito em equipamentos eletrônicos do investigado, que admitiu armazenar conteúdo de abuso sexual infantil. Os equipamentos foram apreendidos e entregues à Polícia Científica para realização dos exames periciais. O perito-superintendente da SR Joinville, João Leonardo Barneche, destacou da Polícia Científica nos próximos passos da operação.
“A equipe de Informática Forense fará a extração dos dados contidos nesses equipamentos, visando materializar evidências que possam contribuir com as investigações da Polícia Civil e com a própria elucidação do caso. O trabalho pericial ganha cada vez mais relevância na apuração de crimes digitais, auxiliando o trabalho policial e o Poder Judiciário”, disse.
O caso é fruto de investigação realizada pela Polícia Civil, em parceria com o Nacional Center for Missing & Exploited Children, dos EUA, e Polícia Federal. As forças de segurança de Santa Catarina trabalham de forma integrada para reprimir a exploração e o abuso sexual infantil.