Com o objetivo de promover a avaliação coletiva dos trabalhos e ações realizadas durante o ano de 2021, a direção geral do IGP organizou nesta quarta-feira, 08, no município de Lages, um encontro que reuniu gestores de todas as regiões do estado. Mesmo já consolidado como um ano de realizações importantes, o perito-geral Giovani Eduardo Adriano acredita que até o final de dezembro ainda será aprovada a PEC que altera o nome do órgão pericial catarinense para Polícia Científica, representando mais uma grande conquista para a categoria.
Giovani Adriano abriu o evento destacando a trajetória de lutas e dificuldades enfrentadas até a chegada dos resultados que hoje fazem do IGP uma das melhores Perícias Oficiais do país. Por isso, enalteceu a dedicação e empenho dos gestores e suas equipes, aos quais dedicou votos de gratidão e reconhecimento. Da mesma forma, reverenciou o governador Carlos Moisés pelo apoio jamais dispensado por nenhum outro governante, condição que garantiu a autonomia financeira do IGP e representa um divisor de águas em sua história.

“Desde a criação do Fundo de Melhoria da Perícia Oficial (Fumpof), que definitivamente consolidou a autonomia da instituição, não paramos mais de avançar sobre nossos objetivos. Só em 2021 investimos em novas viaturas, renovamos todos os computadores, adquirimos novas ferramentas e tecnologias, ampliamos o número de postos de emissão da carteira de identidade por meio de convênios, abrimos o concurso para auxiliar médico-legal e colocamos Santa Catarina em destaque nacional ao lançarmos o primeiro documento de identidade com número único para RG e CPF. Essa é uma história que estamos escrevendo juntos e é uma honra fazer parte disso. Parabéns a todos!”, disse.
O perito adjunto Julio Freiberger também fez uso da palavra para provocar uma reflexão acerca do momento atual e traçar alguns planos relacionados aos desafios que virão. Também manifestou sua gratidão ao perito-geral, reconhecendo sua capacidade e liderança na condução das ações de sucesso alcançadas pelo IGP. “Muitas vezes, quando vemos os resultados chegarem não nos damos conta do trabalho duro que não tem horário, que nos priva do convívio familiar e que é fruto do amor e compromisso com essa instituição. E isso eu pude constatar na postura do perito Giovani Adriano”, destaca.
O gerente de Fundos da DIAF, Jackson Bazzi, entre outros, também enalteceu o papel fundamental do perito-geral nas grandes conquistas da Perícia Catarinense, como a autonomia do IGP, iniciada em 2005 nas áreas administrativa e funcional, e em 2019, nas áreas orçamentária, financeira e patrimonial. “Isso só foi possível em razão do trabalho dedicado e da visão gerencial de Giovani Eduardo Adriano”, afirma.

Viatura e ferramentas de campo
Antes do início da reunião de trabalho, o diretor da DIAF, Jefferson José de Sousa, e o gerente da Geapo, Maycon Flor de Souza, receberam das mãos do perito-geral as chaves de uma nova viatura para uso administrativo. O furgão adquirido com recursos do programa SC Mais Segura e do Fumpof será utilizado na logística diária de transporte de materiais e insumos.
O gerente Maycon de Souza, que teve participação importante no processo de aquisição do bem, comemora a chegada do veículo e lembra que as viaturas utilizadas para esse fim sempre foram fruto de doações e com tempo de uso significativo. “Receber um veículo novo e de excelente qualidade comprova que estamos realmente avançando”, disse.

Ainda pela manhã o perito-geral Giovani Adriano e o diretor de Criminalística, Tiago Petry, efetuaram a entrega de 70 maletas para local de crime, conjunto de ferramentas e equipamentos utilizados pelos peritos criminais no atendimento de ocorrências. “Com esses materiais estamos contemplando todas as unidades do IGP do estado, garantindo assim as condições necessárias para que os profissionais desempenhem seu trabalho com competência”, explica Tiago Petry.
Os trabalhos durante a tarde foram bastante produtivos, do ponto de vista interno. Por meio de palestras e rápidas apresentações foram debatidos diversos temas importantes para o dia a dia dos profissionais da perícia. Participaram das apresentações o diretor de Criminalística, Tiago Petry; a diretora de Análises Forenses, Sandra Rachadel Torres; o diretor interino do IML, Fernando Fonseca; o diretor da Acape, Rogério Tocantins; o diretor da DIAF, Jefferson José de Sousa; o diretor de Identificação, Fernando de Souza; o perito criminal do IGP de Jaraguá do Sul, Eduardo Linhares; e o gerente da GEAFI, Claudio Roberto Pereira.
