Câmeras fotográficas que irão fortalecer o trabalho da perícia são entregues

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) realizou a compra de 38 câmeras fotográficas de alta tecnologia que irão melhorar o trabalho realizado pelos profissionais do instituto.

As primeiras entregas foram feitas na tarde da última quarta-feira, 9, no IGP de Criciúma, sendo duas para Criciúma, uma pra Araranguá, uma pra Laguna e uma pra Tubarão, totalizando cinco ao todo para a região.

As câmeras possuem uma característica especial para fotos em macro, o que permitirá, por exemplo, a realização de fotografias de detalhes específicos de impressões digitais antes mesmo de efetuar o levantamento (a retirada) dela da superfície em que se encontram.

“Além de melhorar a qualidade para o registro dos vestígios, evitam-se perdas que podem ocorrer no procedimento de levantamento da impressão a partir do objeto em que se encontra”, explicou o perito-geral Giovani Eduardo Adriano.

Zelo

O preço total de aquisição foi de R$ 102.790,00. A compra foi feita com recursos do FUMPOF, o Fundo de Melhorias da Perícia Oficial.

“Agora em dezembro completamos um ano em que passamos a ter autonomia através do FUMPOF. Neste período conseguimos avançar muito. Agradeço a forma zelosa em que a Diretoria Financeira  e a Diretoria de Planejamento e Avaliação (DIPA) do IGP tem gerenciado os recursos do fundo, o que nos dar a certeza de que 2021 será um ano fantástico para o IGP”, completou Giovani.

Dedicação

Ao entregar os equipamentos, o perito-geral também fez questão de parabenizar e agradecer a dedicação de todos os profissionais que atuaram e continuam atuando no caso do assalto em Criciúma.  

“Agradeço o empenho e dedicação de cada um, por terem trabalhado dia e noite para dar conta das demandas e de realizar a coleta de vestígios. Grande parte dos vestígios coletados estão se transformando em evidências e  auxiliando na prisão de pessoas que fazem parte da quadrilha”, finalizou.