Capacitação PCI: Secretário da Fazenda conversa com gestores da Perícia Oficial

Nos últimos três dias, policiais científicos de todas as regiões do estado estiveram reunidos na capital catarinense por conta do primeiro curso de capacitação de gestores organizado pelo Órgão de Perícia Oficial. Depois de dois encontros recheados de aprendizado e debates sobre assuntos importantes, como planejar o futuro da instituição, nesta quarta-feira, 15, foi a vez dos participantes conhecerem um pouco mais sobre a atual realidade econômica e financeira do estado. Para falar sobre o tema, a direção da PCI convidou o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.

O gestor do Tesouro palestrou por aproximadamente uma hora sobre os desafios econômicos a serem enfrentados nos próximos anos pelo Governo do Estado, assim como os projetos e ideias que começam a ganhar corpo e visam o equilíbrio das finanças públicas. Siewert destacou ainda a necessidade de investimentos em infraestrutura e mais atenção a determinados setores produtivos como forma de expandir a capacidade de crescimento da economia catarinense.

Gestores da PCI entregam placa de agradecimento ao secretário Cleverson Siewert.

A perita-geral Andressa Boer Fronza agradeceu a participação do secretário da Fazenda e, junto do perito-geral adjunto, Douglas Balen, presenteou Cleverson Siewert com uma placa de agradecimento. “Estamos aqui debatendo e construindo o que juntos queremos para o futuro da Polícia Científica. Apesar do quadro funcional bastante reduzido em relação ao previsto em lei, a instituição pericial segue uma curva ascendente de evolução e excelência. Mesmo com muitos desafios, nosso propósito é grande, queremos ser referência de órgão pericial no Brasil e no mundo”, destaca.  

Apresentação da COPC

Perita-geral Andressa Boer Fronza palestra sobre captação de recursos.

Encerrando os trabalhos no terceiro e último dia de capacitação, Andressa Fronza discorreu sobre captação de recursos, abrindo caminho para a apresentação da Coordenadoria de Projetos e Captação de Recursos da Polícia Cientifica (COPC). Com a experiência adquirida enquanto esteve à frente da pasta, a chefe da Polícia Científica explanou sobre o processo de captação de recursos externos, as diferentes fontes de fomento e características de cada fonte. Também expôs aos presentes alguns dos projetos que a PCI está executando.

Na sequência, a atual coordenadora do COPC, perita Bettina Tomio Heckert, contou com o apoio de outros colaboradores para apresentar a estrutura do núcleo de trabalho, destacando conceitos, responsabilidades, setores e processos operacionais. Também entraram na pauta os convênios e acordos de cooperação, bem como suas características e importância para a instituição.

Dia dedicado à DIAF

Trabalhos realizados na terça-feira, 14, focaram nos processos administrativos.

O segundo dia de Capacitação dos Gestores da PCI, nesta terça-feira, 14, foi dedicado exclusivamente aos setores pertencentes à Diretoria de Administração e Finanças (DIAF), pasta comandada pelo perito criminal Rafael Gazola. Com palestras intercaladas a rodas de perguntas, as gerências de Licitações, Fundo, Administração e Finanças, Apoio Operacional, Projetos e Edificações e gerência de Pessoas, além do Núcleo de Saúde, promoveram grande interação com os gestores presentes.   

1º Curso de Capacitação dos Gestores da Polícia Científica de Santa Catarina.