O encontro dos novos servidores com a diretoria do Instituto Geral de Perícias aconteceu nesta segunda-feira (08), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em Florianópolis.
Na oportunidade o Perito-Geral, Giovani Eduardo Adriano, falou sobre o crescimento da perícia criminal em Santa Catarina e dos novos desafios com a chegada dos 57 peritos criminais, 07 peritos criminais bioquímicos, 29 médicos legistas e 01 odontolegista.

A gestão por resultados e a importância dos conhecimentos jurídicos, administrativos e financeiros na produção de projetos para o IGP, foi o tema abordado pelo Perito-Geral Adjunto, Júlio Freiberger.

A diretora do Instituto de Análises Forenses (IAF), Sandra Regina Rachadel Torres, apresentou os setores de Expediente, Química Forense, Toxicologia Forense, Vestígios Biológicos e Genética Forense, dando destaque para o fundamental papel do Banco de Perfis Genéticos para a resolutividade de crimes.

Tiago Petry, diretor do Instituto de Criminalística (IC), explicou como é dividido o trabalho da perícia criminal no estado e apresentou o “Manual de Orientações à Autoridade de Solicitante”. O guia acaba de ser lançado com o objetivo de trazer mais clareza e detalhamento nas solicitações periciais.

A diretora do Instituto Médico-Legal (IML), Lilian Brillinger Novello, abordou a responsabilidade do Instituto nos serviços prestados às vítimas e familiares. Destacou ainda a grande expectativa de melhora no tempo de atendimento com a chegada dos novos médicos-legistas.

O Instituto de Identificação, que atua com identificações civis e criminais, foi apresentado pelo diretor Fernando Luiz de Souza. Os novos servidores tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas existentes para evitar fraudes, além de importantes projetos em desenvolvimento para o setor de identificação.

O curso de formação dos 96 novos colaboradores do Instituto Geral de Perícias teve início no dia 01 de Outubro e terá duração de 650 horas aula. A previsão é de que no início do mês de dezembro os novos servidores estejam atuando em suas unidades de lotação.