O Instituto Geral de Perícias tem atuado junto aos demais órgãos de segurança pública desde o primeiro momento após a tragédia em Saudades, ocorrida nesta terça-feira, 4 de maio.
Assim que acionados, os servidores da 5ª Gerência Mesorregional de Perícias de Chapecó – que cobre a região na qual está localizada a cidade de Saudades – realizaram rápido deslocamento ao local. Um Perito Criminal, um Auxiliar Criminalístico e uma Auxiliar de Medicina Legal atuaram no local do crime.
A Perícia de Local de Crime envolve toda a observação técnica do fato. São avaliados, entre muitos outros fatores, as armas utilizadas, a posição de pessoas e objetos, os resquícios do crime e as condições gerais do ambiente. Todos os vestígios são catalogados e registrados em fotografias que servirão de base ao laudo emitido pelo Instituto de Criminalística. Este documento é fundamental para que a dinâmica do ocorrido seja compreendida pela autoridade que conduz a investigação, e revela detalhes que geralmente passam despercebidos aos olhos comuns.
Além deste estudo no local do crime, há o trabalho essencial do Instituto Médico-Legal. É o IML que se desloca com a viatura apropriada à ocorrência e realiza o recolhimento de corpos, cuidadosamente removidos até a sede do Instituto. Depois disso, é iniciada uma longa jornada, que envolve o trabalho dos peritos médico-legistas e dos auxiliares de medicina legal na realização das necrópsias. Assim, é gerado o laudo que apontará exatamente o que ocorreu com aquela pessoa. Esse laudo é responsável por desvendar muitas dúvidas, esclarecendo de que forma foi sucedida a ação que resultou na morte.
Além dos institutos de Criminalística e Médico-Legal, também fazem parte do Instituto Geral de Perícias os Institutos de Análises Forenses e Identificação Civil e Criminal. Todos trabalham de forma interligada e complementam o resultado do trabalho pericial.
O Instituto Geral de Perícias, por meio de sua Direção, exalta a dedicação dos servidores que atuaram diretamente na tragédia em Saudades:
Perito Criminal Luciano Bagatini
Auxiliar Criminalístico Dianei Fortti
Auxiliar de Medicina Legal Aline Kardauke
Perito Médico-Legista Ricardo Filipak
Gerente da 5ª Gerência Mesorregional de Perícias de Fronteira, perito criminal Carlos Augusto Nogueira Júnior.
Obrigado, equipe IGP.