Equipamentos utilizados para acelerar a solução de crimes com DNA são apresentados

Na tarde desta quinta-feira, 28, o Deputado Estadual Jair Mioto, o Promotor de Justiça,  Jadel da Silva Junior, do Centro de Apoio Criminal do Ministério Público, o Delegado Wanderley Redondo, da Delegacia de Desaparecidos e o Delegado Ênio, da Delegacia de Homicídios estiveram no Instituto Geral de Perícias para conhecer os novos equipamentos que serão utilizados na  identificação humana para acelerar a solução de crimes com DNA. Na ocasião, o perito criminal bioquímico, Clineu Uehara, apresentou as funcionalidades da tecnologia que trará inúmeros avanços para o IGP. 

 

Um dos equipamentos é o RAPIDHit ID System,  capaz de extrair, amplificar e obter perfis genéticos em aproximadamente 90 minutos. O outro está sendo  testado pelo Instituto Médico Legal, através do Setor de Antropologia Forense, será aplicado o scanner portátil Cerec Omnicam AF, para identificação humana por arcada dentária.

 Os equipamentos serão  utilizados inicialmente nos familiares de pessoas desaparecidas que participarão da segunda edição do Programa Conecta – Perícia Conectando Famílias, lançado em novembro do ano passado pelo IGP. A nova ação do programa será no sábado, 6 de fevereiro, na Beira-Mar Continental, no horário de 10 às 16h.