Projeto “IGP Digital” elimina impressão de documentos

Foi lançado nesta segunda-feira,11, o novo modelo de utilização das plataformas do IGP e Segurança Pública de Santa Catarina. A partir de agora toda tramitação de documentos do Instituto Geral de Perícias, incluindo confecção e emissão de laudos periciais, passa a acontecer exclusivamente de forma digital. A Portaria n. 006/IGP/SSP, de 10.06.2019, consolidou o SIRSAELP como o sistema oficial do IGP para a atividade fim (realização de exames e emissão de laudos) e geração de documentos.

“O primeiro marco do IGP foi a autonomia, em 2005, hoje estamos vivendo um novo momento e o IGP Digital é sem dúvida o segundo maior marco da história da nossa Instituição. Todos nós ganhamos muito com isso, inclusive a sociedade”
Giovani Eduardo Adriano – diretor-geral  IGP/SC

O tempo desde a perícia até a disponibilização do laudo para a autoridade solicitante deve reduz mais de 50%. Além de dar celeridade aos processos, o IGP Digital significa economia para os cofres públicos. Os laudos periciais normalmente são ilustrados com fotos coloridas para demonstração de materialidade e autoria de fato criminoso, o que torna a impressão ainda mais cara. A eliminação deste documento físico resultará em uma economia de pelo menos 600 mil reais ao ano para o Governo do Estado.

 

Laudo assinado digitalmente