O perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, recebeu na tarde desta quarta-feira, 06, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Criminal do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Jadel da Silva Júnior, para alinhar os encontros regionais que começam a partir do próximo dia 13. A proposta que reunirá promotores e peritos de todo o Estado busca aproximar as duas instituições e estabelecer uma maior interlocução entre os profissionais do MP e do IGP em suas regiões de atuação. Também participaram da reunião o perito-geral adjunto, Júlio Freiberger Fernandes, e o assessor Paulo César Knihs.
“Somos gratos ao Ministério Público pelo convite. A iniciativa é muito bem-vinda e tem total apoio do IGP, principalmente, por buscar o alinhamento das instituições e o consequente aprimoramento dos trabalhos associados”, destaca Giovani Adriano, que confirmou presença nos encontros e quer ouvir os profissionais em suas regiões, para saber das suas demandas e projetos que possam ser replicados.
O promotor Jadel da Silva Júnior explica que o apoio à qualificação e ao aprimoramento dos trabalhos realizados pelo Instituto Geral de Perícias, significa engrandecer e valorizar o próprio sistema de Justiça, cujos trabalhos são diretamente ligados à atuação pericial. Para isso, os encontros reunirão todos os promotores de Justiça – criminal, ambiental e do consumidor – assim como todos os profissionais do IGP de cada região do Estado.
“A partir dessa interlocução esperamos identificar as carências e saber também o que está dando certo em cada região. Vamos conhecer as unidades e promover diagnósticos locais, de modo a buscar soluções para as principais dificuldades. Essa análise permitirá o desenvolvimento de projetos futuros que poderão ser implantados gradativamente em todo o território catarinense”, disse.
Encontros começam no Sul do Estado
O roteiro de reuniões começará na próxima semana, na Região Sul de Santa Catarina. O primeiro compromisso será no dia 13 de outubro, em Criciúma, e terá a presença de promotores de Justiça das comarcas de Criciúma, Araranguá, Sombrio, Urussanga, Forquilhinha, Lauro Muller, Içara, Turvo, Meleiro e Santa Rosa do Sul, além das equipes do IGP de Criciúma, Araranguá e Sombrio.
No dia 14 de outubro o encontro será no município de Tubarão, com a presença dos promotores de Justiça das comarcas de Tubarão, Laguna, Garopaba, Imbituba, Orleans, Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Jaguaruna e Imaruí. As equipes do IGP de Tubarão e Laguna também estarão presentes.