IGP participa da operação “Última Chamada” deflagrada pela Polícia Civil

Peritos e auxiliares criminalísticos do Setor de Informática Forense do Instituto Geral de Perícias estiveram presentes na operação “Última Chamada”, deflagrada nesta terça-feira, 30, pela Polícia Civil. A participação do IGP se deu na busca de evidências digitais.

A ação teve como objetivo o cumprimento de 69 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça decorrentes de investigação da Delegacia de Estelionatos e Defraudações (DD/DEIC) a respeito de golpes aplicados contra mais de 10 mil pessoas em vários Estados do Brasil.

As investigações apontam a existência de uma organização criminosa que se utiliza indevidamente do nome de operadora de telefonia para aplicar golpes, utilizando centrais telefônicas para enganar as vítimas, obter dados de cartões bancários e efetuando saques de valores sem o consentimento das vítimas.



Além das buscas, foram bloqueados judicialmente 19 veículos e sequestrados valores de 59 contas bancárias, sendo 30 contas de empresas e 29 contas de pessoas físicas, até o limite de R$ 10 milhões por conta.