Nesta segunda-feira, dia 19/04, o Instituto Geral de Perícias (IGP) realizou a capacitação de uma equipe de seis servidores do Presídio Regional de Rio do Sul para a coleta de material biológico de internos que foram condenados por crimes enquadrados no art. 9º-A da Lei de Execução Penal (LEP). O primeiro dia consistiu no ensinamento teórico relacionado ao tema e uma atividade prática através da realização de 46 coletas supervisionadas de materiais biológicos. Os perfis genéticos obtidos das amostras coletadas serão inseridos no Banco de Perfis Genéticos de Santa Catarina (BPG/SC) e serão encaminhados ao Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).
A capacitação, iniciativa do Instituto Geral de Perícias (IGP) em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), foi ministrada pelo perito criminal bioquímico Clineu Julien Seki Uehara, do Setor de Genética Forense do IGP, e contou com a participação de dois servidores do IGP do Núcleo de Perícias de Rio do Sul, o perito criminal Kenzo Gabriel Matsubara e a auxiliar médico-legal Paola Borges, além da equipe da unidade prisional.
Esta é a sétima edição da capacitação para coleta de material biológico de condenados em Santa Catarina e a primeira realizada em uma unidade penal da região do Médio Vale do Itajaí.
Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG)
Criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) é uma importante ferramenta de justiça, permitindo o cruzamento entre o DNA colhido em cenas de crime e perfis genéticos de condenados ou de pessoas identificadas criminalmente armazenados nos bancos de perfis genéticos da Polícia Federal, dos Estados e do Distrito Federal. Além de ter um lado acusatório, o BNPG pode comprovar a inocência de um suspeito, ou ainda interligar um determinado caso com outras investigações das demais esferas policiais.
Um esforço conjunto desenvolvido nacionalmente vem buscando aumentar substancialmente o número de perfis genéticos colhidos, de modo a dar celeridade às elucidações de crimes.
Coleta de material biológico de apenados para o Banco Nacional de Perfis Genéticos ocorre em Rio do Sul
