Mais eficiência e agilidade para a Perícia Criminal Catarinense

IGP/SC lança “Manual de Orientações à Autoridade Solicitante” visando padronizar as solicitações de perícia em todo estado.

O Instituto de Criminalística do IGP/SC promoveu nesta segunda-feira, 07, na Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, o lançamento do “Manual de Orientações à Autoridade Solicitante”. O material tem como principal objetivo servir de base para a requisição do exame pericial, a fim de prover orientações e informações necessárias a respeito dos diferentes exames realizados pelos 11 setores do Instituto de Criminalística (IC).

O IC é o responsável pela execução da perícia criminal no âmbito da justiça estadual em todo o território catarinense; está presente em 29 unidades do IGP no Estado e possui em seu quadro profissional os cargos de Perito Criminal, Papiloscopista e Auxiliar Criminalístico.

Por meio da análise de vestígios, executa 115 diferentes tipos de exames periciais, sendo estes efetuados sempre mediante solicitação das Autoridades dos órgãos de Polícia ou Justiça e consignados em Laudo Pericial.

Buscando apresentar os exames disponíveis à execução, o Manual foi estruturado em capítulos, sendo cada um deles correspondente a um setor de perícia.
Em todos os capítulos estão descritos o conceito do setor e as nomenclaturas das análises nele realizadas, o que dará à autoridade solicitante uma visão mais ampla dos exames que podem ser requisitados.
A iniciativa pioneira da perícia catarinense promoverá uma maior comunicação entre as instituições envolvidas na seara criminal, a fim de garantir maior celeridade/efetividade e fornecer respostas eficazes à sociedade catarinense em geral.