Parceria entre MPSC e IGP resulta em compra de equipamentos no valor de R$1,3 milhão

Mais uma importante parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina e o Instituto Geral de Perícias será oficializada em breve.  Na tarde da última sexta-feira, 12, houve um encontro entre a diretoria do Instituto e os promotores do MPSC para finalização dos detalhes que constarão no Termo de Acordo de Cooperação Técnica.

Na ocasião, foi ratificada aos representantes do MPSC, a importância do uso dos aparelhos israelenses Cellebrite, utilizados para fazer extração de dados de celulares, computadores e outras mídias digitais, pela perícia criminal, e apresentado o plano de distribuição dos equipamentos às unidades do IGP.

Assim como já havia acontecido em outros momentos, o MPSC reforçou a intenção em ceder ao IGP/SC os equipamentos. 

O termo de cooperação que oficializará o ato deverá ocorrer em até duas semanas. No total, o MPSC destinará ao IGP/SC, oito aparelhos Cellebrites, com investimento de R$1,3 milhão, e, na sequencia, mais oito computadores de alto desempenho. 

Os aparelhos serão destinados para uso nas unidades do IGP de Chapecó (2), Criciúma, Joinville, Balneário Camboriú, Blumenau, Lages e Florianópolis.

A aquisição irá reforçar ainda mais o trabalho da perícia criminal do IGP realizada pelo setor de Informática Forense.

“Só temos a agradecer essa importante parceria que temos com o MPSC que tem sido fundamental para que a perícia científica de Santa Catarina possa garantir respostas rápidas à sociedade”, ressaltou o perito-geral, Giovani Eduardo Adriano.

Estiveram presentes na reunião pelo MPSC: o Subprocurador de Assuntos Institucionais, promotor de justiça Alexandre Estefani; e o coordenador-geral do GAECO, promotor de justiça Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin. 

 Pelo IGP, participaram do encontro, além do perito-geral, o perito-geral adjunto, Júlio Fernandes, o diretor do Instituto de Criminalística, Tiago Petry e o assessor de gabinete, Douglas Balen.