Por meio do site www.igp.sc.gov.br/conecta está ocorrendo o cadastramento de familiares para participar da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. As pessoas que tenham parentes desaparecidos e desejarem disponibilizar o DNA deverão seguir as instruções do site. A equipe do IGP entrará em contato para agendar a coleta, que é um procedimento simples e rápido. As ações de coleta da Campanha ocorrem de 14 a 18 de junho, porém o IGP seguirá realizando as coletas continuamente através do programa Conecta.
Durante o período de campanha, haverá evento de coleta do material genético de familiares em Florianópolis. Ocorrerá também uma interiorização do Conecta no dia “D” (16 de junho) com ação simultânea de captação de familiares nas unidades do IGP de Lages, Joinville, Criciúma e Chapecó. Além da coleta de materiais biológicos dos familiares, ocorrerá a entrevista antropológica (para conhecer melhor os detalhes das características de uma pessoa) e o programa de progressão de idade (que simula as mudanças na fisionomia com o passar do tempo). Também haverá ação conjunta com a Polícia Federal em Florianópolis e Dionísio Cerqueira.
Moradores de outras cidades podem se cadastrar conforme as instruções do site e serão contatados para agendamento.
Programa Conecta
O Conecta é um programa integrado e multidisciplinar para identificar vítimas através de dados obtidos de seus familiares e da utilização de ferramentas de Antropologia Forense, Odontologia Legal, Genética Forense e Representação Facial Humana.
O site do Conecta contém todas as informações necessárias para que os familiares de pessoas desaparecidas possam aderir ao programa e realizar seu cadastro, com o passo a passo de como contribuir com DNA que fará parte do Banco Nacional de Perfis Genéticos.
As orientações do site do Conecta explicam detalhadamente como o familiar deve proceder desde o desaparecimento até o comparecimento no IGP para a coleta do material genético.