O trabalho desempenhado pela Polícia Científica de Santa Catarina na área de gestão e desenvolvimento de projetos garantiu conquistas importantes na edição do Prêmio EPROJ SC deste ano. A instituição alcançou o segundo lugar na categoria “Projeto Destaque”, com o projeto da carteira de identidade de Número Único, levando também a segunda posição na categoria “Gestor NUPROJ Destaque”, prêmio concedido à Perita Criminal Andressa Boer Fronza, responsável pela Coordenação de Projetos e Captação de Recursos do órgão pericial.
>>> Detalhes do projeto podem ser vistos na plataforma ProjetaSC
Os troféus foram entregues durante cerimônia de premiação realizada nesta quarta-feira, 23, no Teatro Pedro Ivo, na capital. Ao receber o prêmio de Projeto Destaque, o perito-geral Julio Freiberger Fernandes fez questão de reforçar a importância do novo documento de identidade catarinense para o processo de identificação civil nacional. Lançado em 2021 pelo Governo do Estado, a iniciativa pioneira desenvolvida pela Polícia Científica consolidou o primeiro documento da história a utilizar o número do CPF também como RG, abrindo caminho para a construção de um sistema único e seguro.
“Graças à persistência e dedicação dos nossos servidores, bem como o apoio fundamental das instituições parceiras, superamos uma jornada de quase três anos até o seu lançamento. Não podemos esquecer que o projeto catarinense venceu três décadas de muitas discussões e nenhuma solução sobre a unificação de documentos civis no Brasil. Hoje o Número Único já é realidade em todos os estados, por conta do novo documento federal que segue o modelo de Santa Catarina. Esse é o tamanho da sua importância”, destaca.

Gestão de projetos reconhecida
A coordenadora de Projetos e Captação de Recursos da Polícia Científica, perita criminal Andressa Boer Fronza, comemorou a conquista do segundo lugar na categoria “Gestor NUPROJ Destaque”. “Me senti muito honrada pelo reconhecimento concedido pelo EPROJ SC, mérito que estendo para toda a equipe da Coordenadoria de Projetos (COPC) e à Direção-Geral da Polícia Científica, por ter estruturado e apoiado o nosso Núcleo de Projetos – NUPROJ.
Andressa destaca ainda que atualmente a COPC tem 46 projetos em execução, 39 em Banco de Projetos e 06 projetos concluídos. “Nossos projetos trazem ações estruturantes para o órgão, como as de relevante impacto social, investimentos e aquisições”, conclui.
O núcleo é formado pela auxiliar criminalística, Ana Rubia Ramos Fritsche Zanella; pela auxiliar médico-Legal, Talita Macedo Maia; além dos especialistas em gestão de projetos do NUPROJ PCI, Guilherme Beaumord Neves de Azevedo e Luciano Adorno. Todos os projetos da Polícia Científica estão disponíveis para consulta na plataforma Projeta SC.

Sobre o prêmio
O Prêmio EPROJ SC 2022, organizado pelo Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina, tem o objetivo de valorizar as iniciativas e contribuições apresentadas ao longo do ano por secretários, dirigentes de entidades, Núcleos de Gestão de Projetos (NUPROJ), gestores de Portfólio e especialistas em Gestão de Projetos. Dessa forma, o EPROJ contribui diretamente para que as iniciativas desenvolvidas no âmbito do serviço público alcancem uma gestão de excelência, além de resultados positivos para a sociedade catarinense.