Polícia Científica e Ministério Público reúnem equipes que atuam na região metropolitana da capital

Dando sequência ao roteiro iniciado em 2021, a Polícia Científica e o Ministério Público realizaram na manhã desta quarta-feira, 16, encontro regional com as equipes que atuam em Florianópolis e cidades próximas. Com a presença de promotores de Justiça, diretores e servidores da Perícia Oficial, a reunião realizada no Complexo da Segurança Pública de Santa Catarina manteve o propósito de integrar as instituições e estreitar o diálogo entre as equipes locais, como forma de aprimorar as rotinas comuns e promover melhores resultados. 

O perito-geral da Polícia Científica, Giovani Eduardo Adriano, considerou o encontro extremamente positivo, destacando os efeitos imediatos resultantes do diálogo mais próximo entre os profissionais da ponta. “Assim como já observamos anteriormente, muitas questões que chegam aos encontros se tornam menos complexas ao serem discutidas diretamente pelos envolvidos. Por isso, em nome do promotor Jadel agradeço ao Ministério Público pela feliz parceria que beneficia diretamente as instituições e reflete nos serviços prestados à população”, disse. 

Para o coordenador do Centro de Apoio Criminal do Ministério Público, promotor Jadel da Silva Júnior, o alinhamento dos trabalhos tem se mostrado produtivo e muitas vezes esclarecedor, visto que a troca direta de experiências tem permitido que os profissionais conheçam a realidade das instituições, tenham um melhor entendimento sobre como funcionam e, principalmente, sobre como os processos podem ser aprimorados. “Cumprimos mais uma vez o objetivo desses encontros, pois saímos daqui com um novo canal de comunicação entre as equipes da região, que vai contribuir significativamente para avançarmos sobre as demandas”, reconhece. 

Para reforçar a comunicação entre os profissionais, foi definido que um profissional da Perícia assumirá a condição de ponto focal junto ao Ministério Público, buscando estabelecer juntos aos promotores uma melhor organização acerca das prioridades em relação aos laudos solicitados. Também será levado ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Fernando Comin, a proposta de criação de um núcleo composto pelas duas equipes, para reforçar ainda mais a comunicação institucional.