Polícia Científica e representantes regionais discutem sobre a construção de uma nova sede em Jaraguá do Sul

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina, perito-geral Giovani Eduardo Adriano, se reuniu nesta quarta-feira, 25, com o secretário de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul, Eduardo Bertoldi, e vereadores da região. O tema principal do encontro foi a disponibilização de um terreno para a construção de uma nova sede para o 15º Núcleo Regional de Polícia Científica.

Giovani ressaltou a importância da participação dos poderes públicos municipais na manutenção dos bons índices de criminalidade na região.

“Jaraguá do Sul é uma cidade populosa, economicamente forte e muito organizada. Nós precisamos de uma parceria com a prefeitura na viabilização do terreno para melhorar a estrutura da Polícia Científica. O núcleo de Jaraguá também atende outras cidades da região, por isso, é necessária uma melhor estrutura para servir à população”, comenta.

Além dos serviços de perícia criminal, a Polícia Científica faz o serviço de identificação e confecção das carteiras de identidade. Também realiza o atendimento de vítimas de violência sexual e de identificação de vítimas no IML (Instituto Médico Legal).

“Precisamos de um espaço adequado para que possamos ampliar nossa equipe de criminalística. Não tem como aumentar o quadro com o espaço que temos hoje na 15ª Delegacia Regional de Polícia”, frisa.

Terrenos em análise

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública explica que já há tratativas sobre a disponibilização de um terreno para a construção do prédio. O orçamento para o projeto é de cerca de R$ 2,5 milhões e vai contemplar todos os serviços da Polícia Científica em um só lugar.

Segundo Giovani Adriano, o novo local também vai garantir boas condições de trabalho aos nossos servidores, que certamente refletirá positivamente nos serviços prestados à população. “Com uma estrutura boa estrutura, podemos equipar melhor a unidade e dar uma resposta mais rápida às demandas da Polícia Civil, do Ministério Público e da Polícia Militar”, destaca.

Bertoldi destaca que existem imóveis que foram pleiteados pela Polícia Científica e que atendem aos critérios os quais a Prefeitura irá verificar a disponibilidade. Ele também destacou que a Prefeitura está disponível para realizar qualquer adaptação no projeto original padrão da Polícia Científica.

“Estamos aqui para ouvir os pleitos da Polícia Científica e auxiliar no que for possível. A Prefeitura de Jaraguá do Sul sempre foi parceira das forças de segurança pública, tanto a Polícia Militar quanto da Polícia Civil. Então, estamos para ajudar na construção dessa nova sede”, explica o secretário.

Fonte: OCP News