Equipes da Polícia Científica e da Polícia Civil se reuniram nesta segunda-feira, 07, na sede da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, na Capital, para discutir a ampliação e promover a integração das equipes de atendimento em local de crime na Grande Florianópolis.
A diretora de Polícia da Grande Florianópolis, delegada de polícia Michele Alves Correa Rebelo, anuncia que a equipe da Polícia Civil criada durante a operação “Verão Mais Seguro” vai ser mantida em Florianópolis para os atendimentos ao longo do ano.
E destaca ainda que os municípios de Palhoça e São José também passarão a contar com policiais civis para atendimento em local de crimes. Os policiais civis são da Central Macrorregional da Grande Florianópolis e se somarão à Polícia Científica nos atendimentos a locais de crime contra o patrimônio e contra a vida, na região.
A equipe de local de crime trabalha 24 horas a estes atendimentos, sendo o acionamento feito pelos órgãos de segurança em solicitações periciais. Os integrantes então elaboram um relatório para subsidiar as investigações das Delegacias de Polícia de área da Polícia Civil na Capital e efetuam o envio do trabalho policial ao Judiciário e ao Ministério Público.
“O resultado desta integração entre a Polícia Civil e a Polícia Científica, com uma equipe exclusiva de local de crime, resultará na qualidade e na celeridade da investigação criminal”, destaca a diretora de Polícia da Grande Florianópolis, Michele Alves Correa Rebelo, ressaltando que as ações já estão trazendo resultados neste período inicial de aplicação, desde janeiro.
Investigação e autoria
O diretor de Identificação Civil e Criminal da Polícia Científica, perito Fernando Luiz de Souza, elogiou as ações anunciadas pela delegada, reconhecendo grande potencial de incremento aos resultados das futuras investigações.
“A aproximação das equipes policiais de atendimento aos locais de crime é fundamental para que o processo de investigação e apontamento da materialidade e autoria dos crimes seja feito com eficiência e qualidade”, pontua.
Também participaram da reunião os delegados regionais de polícia de Palhoça, Patrícia Fronza, e de São José, Manoel Galeno; o superintendente da Polícia Científica em Florianópolis, perito Álvaro Hames; e o coordenador estadual de Criminalística da Polícia Científica, perito Luan Lopes.