A ideia surgiu com a necessidade de dar mais agilidade aos processos do Instituto de Criminalística e ao mesmo tempo eliminar o desperdício que inevitavelmente fazia parte dos processos. Então no segundo semestre de 2018, o servidor Carlos Felipe de Melo Costa, que desenvolveu experiência em Lean Manufacturing e gestão de processos na Embraco antes de ingressar no IGP; e o servidor Rodrigo Speckhahn Soares da Silva, que havia acabado de concluir o mestrado em Administração e estava utilizando a plataforma Analytics da SSP.
Ambos começaram a dedicar esforços para desenvolver uma plataforma que pudesse trazer a agilidade e economia que vinha sendo o principal entrave para conseguir dar respostas mais rápidas à sociedade.
Os fundamentos do projeto tiveram como base a filosofia Lean.
O resultado do projeto foi um aumento em mais de 50% na produtividade dos laudos periciais no setor de informática.
Sob orientação do Professor Dr. Claudelino Martins Dias Júnior, a pesquisa dos servidores transformou-se em artigo científico apresentado no Simpósio de Engenharia de Produção, Gestão e Inovação em Águas de Lindóia – SP; e em setembro de 2019 foi publicada como capítulo de livro em Tópicos da Administração Volume 25 da Editora Poisson.
A direção do Instituto Geral de Perícias parabeniza os servidores pela conquista e agradece pela empenho e dedicação a perícia criminal de Santa Catarina
Para ler o trabalho completo, clique neste link

Esquerda: servidor Carlos Felipe de Melo Costa
Direita: Professor Claudelino Martis Dias Júnior