Representantes públicos visitam Núcleo Regional de Polícia Científica em São José

A perita-geral Andressa Boer Fronza esteve na tarde desta quarta-feira, 15, no Núcleo Regional de Polícia Científica em São José. Acompanhada pelo perito-geral adjunto, Douglas Balen, a gestora recebeu representantes públicos municipais para apresentar a unidade – que entrou em funcionamento no final de 2022, bem como os serviços prestados no local. Participaram do encontro a comandante da Guarda Municipal, Ane Warmling, representando o prefeito; as vereadoras Méri Terezinha de Melo Hang e Alini da Silva Castro, representando também o presidente da Câmara municipal; e a ex-vereadora Cristina de Sousa.

Localizado no centro histórico de São José, o Núcleo da PCI abriga perícias de Criminalística para atender locais de crime contra o patrimônio na Grande Florianópolis. Os serviços incluem locais de furto, roubo, dano decorrente de violência doméstica, incêndio, disparo de arma de fogo, entre outros. Com atividade em tempo integral, o Setor de Criminalística abrange ainda exames de papiloscopia em local de crime e realiza busca por suspeitos em bancos de dados nacionais.

Segundo a perita-geral Andressa Fronza, a unidade também conta com perícias de Medicina Legal para atendimento às vítimas de violência sexual, violência doméstica, lesão corporal e exames admissionais em presos. O objetivo é reforçar a iniciativa PCI Por Elas, lançada no final do ano passado.

“Queremos garantir às mulheres e crianças vítimas de crimes sexuais um atendimento humanizado e acolhedor. Por isso, além das demais unidades de Medicina Legal já disponíveis na região, disponibilizamos os serviços em São José de segunda à quinta-feira, das 13 horas às 17 horas”, explica.

Estavam presentes no encontro o diretor de Medicina Legal da PCI, perito médico-legista Fernando Fonseca; o diretor de Administração e Finanças, perito criminal Rafael Gazola; o perito-superintendente da SR/PCI Palhoça, perito criminal Rogério Nappi Côrrea; o gestor da unidade, perito criminal Cassiano Bremm; e o assessor de gabinete, perito criminal bioquímico Gelso Borba Junior.