Revista da Academia Americana de Engenharia Forense publica artigo científico sobre o incidente químico de São Francisco do Sul

Evento que ocorreu em 2013 produziu uma densa nuvem de fumaça que provocou a evacuação de alguns bairros e intoxicou dezenas de pessoas

A equipe de Peritos Oficiais do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina que atuou no incidente químico de São Francisco do Sul, em 2013, teve o artigo “Chemical Incident Analysis Involving Storage of Fertilizer Product” publicado na revista científica Journal of the National Academy of Forensic Engineers, revista científica da Academia Nacional Americana de Engenharia Forense, uma das mais respeitadas instituições de Engenharia Forense dos Estados Unidos.

Na noite do dia 24 de setembro de 2013, uma reação química desencadeada sobre uma carga de 10.000 toneladas de material fertilizante deixou o município catarinense de São Francisco do Sul em Situação de Emergência. Bairros foram evacuados e dezenas de pessoas intoxicadas precisaram de atendimento médico em função da densa fumaça que saia de um galpão localizado nas imediações do porto. Foram três dias de trabalho intenso até que as forças de segurança pública conseguissem conter o evento.

Ineditismo da origem do evento chamou a atenção de pesquisadores internacionais

A forma como desencadeou a reação química que originou o incidente ocorrido no munícipio de São Francisco do Sul foi considerada inédita no meio científico. Ao abordar o tema em palestra proferida durante o 24º Congresso Nacional de Criminalística, realizado em Florianópolis, em 2017, surgiu o convite para que Rogerio Tocantins apresentasse o trabalho nos Estados Unidos na “NAFE 2019 Winter Conference”, na cidade de Orlando, Estados Unidos.

O convite acabou lhe conferindo a condição de primeiro brasileiro a palestrar na Academia Nacional de Engenharia Forense Americana (NAFE). Com a boa repercussão da apresentação nos Estados Unidos, surgiu o convite para a submissão do artigo hoje publicado no renomado periódico.

NAFE 2019 Winter Conference”, na cidade de Orlando, Estados Unidos.

Além de Rogerio Tocantins, atuaram no caso de São Francisco do Sul os peritos criminais Bettina Tomio Heckert, Rafael Salum de Oliveira e Hélio João Coelho, além das peritas criminais bioquímicas Suellen Pericolo e Gisele Parabocz.

O artigo está publicado na edição de Vol. 38, No I June 2021, ISSN: 2379-3252, DOI: 10.51501/jotnafe.v38i1.104.