O Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina recebeu na manhã desta segunda-feira, 20, o diretor de Ensino e Pesquisa, Ricardo Magno Teixeira Fonseca, e o diretor de Gestão, Jonatas José Santos Silva, da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). De acordo com o perito-geral do IGPSC, Giovani Eduardo Adriano, que na ocasião também representou o presidente do Colegiado Superior, comandante BM Charles Vieira, a visita busca fortalecer as ações federais voltadas ao ensino e pesquisa dos profissionais do setor, além de colher as principais demandas apresentadas pelos órgãos estaduais.
Giovani Adriano agradeceu a disponibilidade dos diretores da Segen em conversar com os diretores de ensino das quatro instituições de Segurança catarinenses, considerando a inciativa extremamente positiva no sentido de fortalecer a integração do Ministério da Justiça e Segurança Pública com as instituições estaduais. “Em parceria com a Segen, hoje pela manhã o IGPSC deu início ao curso Básico de Perícias em Registro de Áudio, que vai capacitar peritos de Santa Catarina e de outros estados. Esse encontro tem o objetivo de estimular cada vez mais ações semelhantes, ampliando as oportunidades de capacitação aos nossos servidores” destaca.
Os diretores da Segen fizeram uma apresentação da estrutura e falaram sobre projetos, missão e objetivos do órgão federal. Também destacaram a política de valorização de formação profissional de servidores da segurança pública, que envolve ensino superior, pós-graduação, mestrado e doutorado, além dos cursos EAD e presenciais oferecidos pela secretaria. Também foram distribuídos aos participantes do encontro exemplares da “revista SUSP”, periódico científico do Sistema Único da Segurança Pública voltado à ciência policial.
Participaram da reunião: o perito-geral adjunto do IGPSC, Júlio Freiberguer; o diretor da Academia de Perícias do IGPSC, perito criminal Rogerio de Medeiros Tocantins; o subdiretor de Instrução e Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tenente coronel Jesiel Maycon Alves; o chefe da Divisão de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina, tenente coronel Alfredo Schuch; o gerente de Planejamento da Polícia Civil, delegado Gustavo Madeira; o gerente de Pesquisa e Extensão da Acadepol, delegado André Bermudez; e o psicólogo policial de Santa Catarina, cedido para a Senasp, Antônio Carlos José Britto.

Parceiria entre IGPSC e Segen
Antes da reunião com a SSP foi realizada no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar a aula inaugural da reedição do Curso Básico de Perícias em Registro de Áudio, organizado por meio de parceria estabelecida entre o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina e a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen).
O IGP providenciou espaço adequado para a realização das aulas e a Segen custeou os professores responsáveis pelo treinamento. Direcionado a profissionais da perícia criminal catarinense, de outros estados e da perícia federal, o curso vai proporcionar, entre outros temas, o aprendizado inicial de técnicas utilizadas para a perícia de comparação de locutores. A capacitação é formada por três ciclos de treinamento e nesta etapa os professores são peritos do Instituto Nacional de Criminalística da Perícia Federal.