A Polícia Civil criou uma equipe exclusiva para atuar em conjunto com a Central de Plantão Policial (CPP) e a Polícia Científica no atendimento em locais de crimes violentos em Florianópolis. Disponíveis 24 horas por dia durante a operação “Verão Mais Seguro”, os agentes serão acionados sempre que os órgãos de segurança solicitarem trabalhos periciais. A iniciativa teve início na última terça-feira, 04.
A atuação conjunta é direcionada a situações que exijam trabalhos investigativos e periciais envolvendo casos de mortes violentas (homicídio, feminicídio e latrocínio); delitos de roubos a banco, comércio e residência; crimes patrimoniais de grande monta (mesmo sem violência); e ocorrências relacionadas à lei Maria da Penha; entre outros.
Os dados coletados durante as operações serão reunidos pelos policiais civis em um relatório, com o objetivo de subsidiar as investigações das Delegacias de Polícia na região da capital e o consequente envio do trabalho policial ao Judiciário e ao Ministério Público.
Investigação mais rápida e efetiva
A medida foi implantada pela Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF/PCSC). De acordo com a diretora, delegada Michele Alves Correa Rebelo, a ideia é que a investigação já comece no local de crime, para que o processo seja mais rápido e efetivo. E destaca que a parceria com a Polícia Científica permitirá que nenhum vestígio ou prova seja perdida.
“Com o trabalho integrado, muitas informações serão coletadas em local de crime e isso trará muitos benefícios tanto na conclusão das investigações quanto nos resultados ao Ministério Público e ao Judiciário”, explica a diretora.
O diretor de criminalística da Polícia Científica, perito criminal Tiago Petry, reconhece que os trabalhos integrados trarão resultados eficientes e céleres. E destaca que a Polícia Científica conta diariamente com duas equipes plantonistas na capital, atuando simultaneamente no atendimento a crimes contra o patrimônio e crimes contra a vida.
“A perícia criminal realizada pela Polícia Científica é fundamental para a constatação de fatos e o levantamento de vestígios. Sendo assim, o trabalho pericial integrado à equipe de investigação da Polícia Civil certamente vai garantir bons resultados de forma ágil e eficiente”, pontuou o diretor.