PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Polícia Científica participa do 3º Encontro Técnico da Rede Nacional de Qualidade de Vida em Brasília

Fotos: divulgação/PCI

Com o objetivo de fomentar ações voltadas ao bem-estar dos profissionais da Segurança Pública em todo o país, a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp realizou na última semana, em Brasília, a terceira edição do Encontro Técnico da Rede Nacional de Qualidade de Vida. A Polícia Científica de Santa Catarina marcou presença no evento organizado na sede do Ministério da Justiça (MSJP), junto com representantes de forças policiais das 26 unidades da Federação e do Distrito Federal. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais da Segurança Pública – Pró-Vida.

Segundo o gerente de Gestão de Pessoas da PCI, agente de perícia Eleakin de Almeida Scremin, que representou o órgão catarinense na capital federal, o evento foi marcado pela troca de experiências positivas entre as forças de segurança e pelo incentivo a investimentos direcionados à saúde e qualidade de vida dos servidores. Para isso, foi debatida a regulamentação da transferência obrigatória de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) aos Fundos de Segurança Pública dos estados e do DF, prevista na Portaria 440/23.

Agente de perícia Eleakin Scremin representou a PCI/SC

“Como forma de rearticular a Rede Pró-Vida, o encontro técnico enfatizou o aprimoramento das iniciativas institucionais com foco em saúde mental, uma das prioridades para aplicação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Somado ao conhecimento de boas práticas e ações realizadas por outros órgãos, foi possível reunir subsídios importantes que poderão nortear projetos semelhantes ou mesmo inovadores no âmbito da Polícia Científica em Santa Catarina”, reconhece o agente de perícia.

Por meio de palestras e intercâmbio de boas práticas, foram discutidos temas de grande importância, como a promoção da saúde mental dos policiais; mulheres na segurança pública; e o enfrentamento ao comportamento suicida nas corporações.

Proteção e valorização

A Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, destaca que a instituição tem buscado ações mais efetivas em prol da saúde e bem-estar dos servidores, inclusive, por meio de projetos alinhados ao Pró-Vida. Segundo a gestora, com a criação de uma rede com cerca de 40 servidores voluntários espalhados pelo estado, a PCI ampliou a presença do Núcleo de Saúde do Servidor e facilitou a identificação e o atendimento às demandas.

“O encontro foi extremamente importante para trocarmos experiências com as demais forças de segurança e conhecer ações interessantes que poderão ser replicadas em Santa Catarina. Essa integração com os demais estados amplia o leque de oportunidades para desenvolvermos novos projetos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), com foco na proteção e valorização dos servidores”, conclui.

Encontro reuniu profissionais da Segurança Pública de todo o país
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support