PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

No Dia do Perito, chefe da Polícia Científica de Santa Catarina pede pela aprovação da PEC 76/2019 no Senado

Representando o Conselho Nacional dos Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), em sessão comemorativa ao Dia do Perito, realizada nesta segunda-feira, 04, no Senado Federal, a perita-geral Andressa Boer Fronza fez um forte apelo aos senadores acerca da importância da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 76, de 2019. Trata-se de instrumento que visa a inclusão das instituições de Perícia Oficial no rol de órgãos da Segurança Pública, constante no Artigo nº 144 da Constituição Federal.

“É um gesto crucial para fortalecer ainda mais a justiça e a cidadania aos brasileiros. Essa aprovação será um marco legal propiciado pelos senhores e vai fortalecer o trabalho dos peritos criminais, que produzem oficialmente centenas de milhares de laudos periciais. Esses documentos são alicerces para toda a persecução penal, afastando crianças de abusadores, protegendo mulheres de seus agressores e trazendo respostas sobre crimes bárbaros que, infelizmente, ainda acontece em nossa sociedade”, destaca.   

De acordo com Andressa Fronza, infelizmente, a autonomia dos órgãos periciais ainda não é realidade em todo o país. E a ausência do embasamento legal é um dos obstáculos que prejudicam a estruturação de perícias criminais robustas em muitos estados. A gestora catarinense reforça a legitimidade da reivindicação, em reconhecimento a toda uma classe de profissionais que, incansavelmente, enfrentam os desafios ligados ao âmago sombrio da condição humana.

Experiência catarinense

O dia 04 de dezembro marca outro acontecimento importante para a Polícia Científica de Santa Catarina. Nesta mesma data, no ano de 2019, foi criado o Fundo de Melhoria da Perícia Oficial (Fumpof), que concedeu ao órgão sua autonomia financeira, patrimonial e orçamentária. Nesse contexto, e na presença dos senadores e representantes de órgãos periciais do país, a perita-geral Andressa Fronza aproveitou para destacar os avanços vivenciados no estado com a justa valorização da PCISC.

A gestora revela que, em 2023, a Perícia Oficial catarinense já recebeu mais de 220 mil solicitações de exames periciais, reforçando que a prova pericial é a base para decisões justas e imparciais. Também ressalta que a instituição promoveu cidadania a mais de 600 mil pessoas com a emissão da carteira de identidade.

“Por trás de cada um desses exames existe um rosto, uma história e, sobretudo, esperança por justiça. Da mesma forma, sem a carteira de identidade o cidadão é invisível, não tem cidadania. Sem cidadania não há dignidade. Por isso, considerando a experiência em Santa Catarina, sob o comando atento do governador Jorginho Mello, que foi senador nesta casa, ouso dizer que um órgão pericial autônomo e bem estruturado reflete, não só nos índices de segurança, mas na própria competitividade de um estado”, afirma.

Sobre o perito oficial

Seja nos locais de crimes seja nos laboratórios especializados – atuando em atividades como necropsia, informática, balística e diversas outras áreas forenses – a missão dos peritos oficiais é clara: analisar vestígios para prover materialidade, dinâmica e autoria de crimes. Isso, sempre, baseados em conhecimentos científicos e no provisionamento dos mais diversos métodos de identificação humana. Vale destacar ainda o valor dessas ferramentas para proteger e inocentar pessoas de injustas acusações.

Peritos oficiais são responsáveis pela gestão de diversos bancos de dados biométricos, incluindo bancos de DNA, de faces e de impressões digitais, além de fragmentos e munições de armas de fogo. Tudo isso permite descobertas impensáveis até bem pouco tempo, quando não existiam as atuais tecnologias. Todas essas funções são fundamentais para promover a Justiça, que é um alicerce fundamental para qualquer sociedade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support