PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Polícia Científica de Santa Catarina participa de curso de Perícia de Comparação de Locutor em Brasília

A capacitação promovida pela Secretaria Nacional da Segurança Pública – MJSP/SENASP reuniu peritos criminais estaduais e federais no Centro Nacional de Difusão de Ciências Forenses, na sede do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Além da presença de cinco servidores das unidades da PCISC de Florianópolis, Joinville e Balneário Camboriú, na condição de alunos, o treinamento contou com a participação da perita criminal Roberta Randow, da Divisão de Perícias em Áudio e Imagem, entre os instrutores.

De acordo com Roberta Randow, o programa do curso é composto por 16 disciplinas distribuídas em uma etapa introdutória de Perícias em Áudio e duas etapas voltadas exclusivamente à Comparação de Locutor (CL), perfazendo 390h/aula. Atuando pela segunda vez como instrutora da disciplina “Alterações de fala de origem músculoesqueletal”, a perita criminal destaca que o objetivo do treinamento é dar aos profissionais competência para operar o exame que busca atribuir autoria a vozes presentes em gravações de áudio.

Perita Roberta Randow, da Divisão de Perícias em Áudio e Imagem

“Comparação de Locutor é um exame minucioso que envolve análises que demandam conhecimentos multidisciplinares, como em voz e fala, Linguística e Processamento Digital de Sinais. Muitas vezes, a voz contida em uma gravação é o único elemento de prova do cometimento de crimes graves, portanto, esse tipo de perícia pode ser determinante para o esclarecimento dos fatos e a promoção da Justiça”, explica.

A perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, que também é especialista na área, parabenizou os colegas que concluíram o curso, destacando a importância do treinamento para as equipes de Perícias de Áudio e Imagem. A gestora também ressalta a fundamental atuação da Senasp e da Polícia Federal no processo de aprimoramento técnico das perícias oficiais.

“Além de estarmos muito bem representados no quadro de instrutores, com a nossa perita Roberta, a PCISC acaba de capacitar mais cinco peritos criminais para atuarem na realização desse importante exame pericial, que apresenta grande demanda e é um dos exames periciais que levam a identificação de autorias de crimes. Agradecemos à Senasp e à Polícia Federal por toda a parceria em treinamentos ao longo deste ano”, reconhece.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support