PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Abril Azul: Polícia Científica e FCEE mobilizam ações para promover cidadania e inclusão de autistas

Foto: Tiago Ghizoni/SECOM

Foto: Tiago Ghizoni/SECOM

A Polícia Científica de Santa Catarina, em colaboração com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), está liderando uma iniciativa especial no mês de abril de 2024, o mês de conscientização sobre o autismo. As ações consistem em oferecer dias e horários especiais para que pessoas com autismo possam obter suas Carteiras de Identidade nas unidades da Polícia Científica de Santa Catarina.

A campanha foi lançada em resposta a um problema que foi relatado por famílias que possuem membros com autismo. Essas famílias enfrentam dificuldades significativas ao tentar acessar os serviços comuns de emissão de identidades, devido a um volume elevado de pessoas e ao excesso de ruído presente nesses locais.

A perita-geral Andressa Boer Fronza ressalta a importância desses mutirões neste mês. “Durante o Abril Azul, o Governo de Santa Catarina, através da Polícia Científica e da Fundação Catarinense de Educação Especial, está ajudando pessoas autistas a obterem suas carteiras de identidade com símbolos especiais e informações médicas importantes. Essa iniciativa não só ajuda a conscientizar sobre as necessidades dos autistas, mas também torna a sociedade mais inclusiva”.

A programação dos atendimentos está sendo organizada em parceria com as instituições especializadas de cada região. Portanto, o agendamento não está sendo realizado pelo site da Polícia Científica. Entre em contato diretamente com as Associações e Institutos de seu município, como AMA, APAE e/ou Instituto Autismo. Em caso de dúvidas, a unidade da Polícia Científica da sua região está à disposição para ajudar.

Os documentos necessários são os seguintes:

  • Certidão de nascimento ou casamento original ou cópia autenticada
  • CPF
  • 1 foto 3×4, (caso menor de 03 anos) no padrão ICAO, recente (máximo 90 dias)
  • Atestado/relatório médico comprovando a situação, estando sujeita à regulamentação específica conforme órgãos competentes – modelo de requerimento no Anexo III da Portaria 018/2023/PCI 

Veja a seguir as unidades que já aderiram à iniciativa, com as respectivas datas de atendimento exclusivo, via agendamento, para pessoas com autismo:

Balneário Camboriú: Unidade da Polícia Científica – 05, 12, 19 e 26/04

Blumenau: Posto de Identificação Shopping Park Europeu – 01º a 05/04

Brusque: Unidade da Polícia Científica – 25/04

Caçador: Unidade da Polícia Científica – 15/04

Campos Novos: Unidade da Polícia Científica – 03/04

Chapecó: Unidade da Polícia Científica – 15 a 19/04

Florianópolis: Parque de Coqueiros e AMA – 07 e 15/04

Itajaí: Unidade da Polícia Científica – 09 e 26/04

Jaraguá do Sul: Unidade da Polícia Científica – 09 a 30/04

Joaçaba: Unidade da Polícia Científica – 16 e 18/04

Lages: Unidade da Polícia Científica – 19/04

Palhoça – Unidade Polícia Científica Shopping Via Catarina – 22 a 26 /04

Rio do Sul: Unidade da Polícia Científica 02 a 05/04

São José: Unidade da Polícia Científica Shopping Itaguaçu 22 a 26 /04

Tubarão: Unidade da Polícia Científica – 09 e 16/04

Videira: Unidade da Polícia Científica – 15, 17 e 19/04

Xanxerê: Unidade da Polícia Científica – 18/04

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support