PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Assinado acordo entre Polícia Científica e UFSC para fomentar desenvolvimento na área de ciências forenses‌

Nesta quarta-feira, 10, às 16 horas, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Polícia Científica e a UFSC, marcando uma colaboração entre essas duas entidades.O evento contou com a presença de autoridades, incluindo a perita-geral Andressa Boer Fronza, o diretor da Academia de Perícia, Luan Alves, e o reitor Irineu Manoel de Souza. Essa união representa não apenas um acordo formal, mas sim o compromisso mútuo de impulsionar o avanço das ciências forenses.

“Com essa parceria com a universidade, profissionais da Perícia Oficial e estudantes de níveis de graduação e pós-graduação poderão se beneficiar com iniciativas diversas, voltadas ao compartilhamento e a disseminação de conhecimento. É importante destacar a possibilidade de estudos, pesquisas e inovações na área forense. Já estamos com projetos em áreas como Medicina Legal, uso de Inteligência Artificial e outras. Essa cooperação promete abrir várias oportunidades para avanços significativos” ressaltou a perita-geral Andressa Boer Fronza.

Este acordo de cooperação técnica entre a Polícia Científica e a UFSC funcionará como um intercâmbio, abordando aspectos técnicos, científicos, culturais e administrativos entre as duas instituições. O objetivo primordial é estimular o desenvolvimento de pesquisas, cursos de pós-graduação, treinamentos, estágios, com foco em interesses comuns e na melhoria contínua das práticas forenses.
Uma das metas centrais desse protocolo é fomentar a educação continuada de profissionais da perícia oficial e estudantes nas áreas de segurança pública e perícia criminal. Isso será alcançado por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão em ciências forenses, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e prático.

“É com grande satisfação que hoje celebramos uma importante parceria entre a Polícia Científica de Santa Catarina e a Universidade Federal de Santa Catarina. A assinatura do protocolo de intenções marca o início de uma colaboração que visa impulsionar a aplicação da ciência em prol da justiça. Esperamos que essa aliança resulte no desenvolvimento de projetos de pesquisa em ciências forenses, fortalecendo a rede catarinense de pesquisa nesta área tão crucial” afirmou o perito Luan Alves Lopes Carneiro, diretor da academia de perícias.

Com esta parceria estratégica entre a Polícia Científica e a UFSC, espera-se elevar o padrão de excelência no campo das ciências forenses, contribuindo significativamente para a justiça e a segurança da sociedade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support