Servidores da Polícia Científica de Santa Catarina realizam treinamento com o uso de scanner 3D
Servidores da Polícia Científica de Santa Catarina participaram de um treinamento intensivo com o scanner 3D, uma ferramenta importante para investigações criminais. A capacitação aconteceu de 3 a 7 de junho. Este instrumento, que se tornou muito útil na ciência forense, tem como objetivo “imortalizar” os locais de crime, proporcionando aos peritos entrar de forma digitalizada sempre que necessário, melhorando as condições de análise.
Para o Perito-Geral Douglas de Oliveira Balen, “após o treinamento, o manuseio desta importante ferramenta por nossos servidores faz com que não precisemos mais depender de terceiros para agilizar nossos resultados. O Estado de Santa Catarina ganha mais eficácia e rapidez na resolução de crimes, reafirmando o compromisso de utilizar a ciência para promover a justiça e a cidadania”, reforçou o Perito-Geral Douglas.
A tecnologia do scanner 3D facilita medições e cálculos de velocidade, permitindo também uma reprodução exata e detalhada dos ambientes onde ocorreram os eventos criminosos. Com isso, os peritos da PCI podem revisitar virtualmente a cena do crime quantas vezes forem necessárias, analisando cada detalhe com precisão. Essa capacidade de acessar digitalmente o local periciado não apenas agiliza o processo de investigação, mas também oferece novas perspectivas para a elucidação dos casos.
“A implementação da tecnologia de escaneamento de cena de crime é um marco tecnológico para a Polícia Científica e reflete o compromisso do Governo do Estado com segurança pública que torna Santa Catarina o estado mais seguro do Brasil”, destacou o diretor de criminalística da PCI, Eduardo Linhares.
Fotos: Divulgação/PCISC
O treinamento representa um importante passo no aprimoramento das técnicas de investigação criminal no estado. Com o domínio dessa tecnologia de ponta, a polícia está mais preparada para enfrentar desafios complexos que surgem no combate ao crime, garantindo uma justiça mais rápida e eficaz para a população catarinense.