PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Santa Catarina emite 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN)

Santa Catarina alcançou a marca de 1 milhão de emissões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Em 2022, foram produzidas 530 mil carteiras, um número que aumentou para 650 mil em 2023, representando um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Para 2024, a expectativa é de 800 mil carteiras emitidas, um aumento de 23% em comparação a 2023.

A CIN é um documento padronizado nacionalmente, integrando o CPF como número único. Ela oferece maior segurança e eficiência na gestão de dados, contribuindo para a redução de fraudes e simplificando processos para os cidadãos. Disponível em versões física e digital, a CIN permite a integração de dados adicionais e documentos importantes, como Simbologia PCD (Pessoa com Deficiência) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na versão digital, é possível ainda inserir dados do Cartão Nacional de Saúde, Título de Eleitor, Identidade profissional expedida por órgãos ou entidades autorizadas, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), entre outros. Para isso, é necessário apresentar os documentos correspondentes no momento da emissão da carteira.
Santa Catarina se destaca pela eficiente implementação da CIN desde sua regulamentação pelo Decreto Federal nº 10.977 de 2022. O estado é o terceiro em número de carteiras emitidas no Brasil, demonstrando um pioneirismo na emissão da Carteira de Identidade Nacional.


A transição para o novo sistema enfrentou desafios significativos, incluindo a desativação do sistema antigo e o treinamento de pessoal para o novo processo. Um planejamento detalhado, desde a aquisição de insumos até parcerias estratégicas como a com o CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A), foi fundamental para o sucesso da operação.
Atualmente, a Polícia Científica de Santa Catarina conduz toda a operação de emissão das CIN, coletando informações pessoais, impressões digitais e fotos nos pontos de atendimento distribuídos pelo estado. Em média, são produzidas 3.500 carteiras por dia, com atendimento preferencialmente agendado para garantir eficiência.


A perita-geral, Andressa Boer Fronza, reafirma o compromisso da Polícia Científica em promover a cidadania: “Garantir que o cidadão catarinense tenha acesso ao seu documento de identidade de forma ágil e segura é uma das prioridades da nossa gestão. Por isso, o Governo de SC, através da Polícia Científica, tem investido em modernização de sistemas e equipamentos, treinamentos e melhoria de processos. Recebo com muita alegria a notícia de que somos o terceiro estado do país a alcançar a marca de 1.000.000 de CINs emitidas. Agradeço e parabenizo cada servidor da PCI e parceiros cooperados pela dedicação, que tem feito a diferença para o sucesso da implementação da CIN em nosso estado.”


Celebrando à emissão da milionésima Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado, a Perita-Geral Andressa Fronza realizou, no dia 07 de agosto de 2024, a entrega simbólica da nova carteira à Sra. Lucimar Sant-Iana Marques, de 58 anos, no Posto de Emissão de Documento da PCI no Shopping Itaguaçu, município de São José. Muito emocionada, a Sra. Lucimar destacou a importância de ter sempre um documento atualizado e agradeceu o atendimento recebido: “Ter um documento novo é muito importante; faz parte da nossa identidade e nos fortalece como cidadãos. Me senti muito especial ao receber a carteira das mãos da Perita-Geral Andressa. Além da nova carteira de identidade ser menor e muito bonita, fui tratada com muito carinho, o que me deixou extremamente feliz.”


O estado está explorando novas tecnologias para aprimorar ainda mais o atendimento aos cidadãos, buscando sempre melhorar a qualidade e a rapidez do serviço prestado.
É importante destacar que o documento de identidade “antigo” continua válido até 2032, não sendo obrigatória a troca imediata.

Fotos: Divulgação/PCISC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support