Novo posto de emissão de documento é inaugurado em Xanxerê
A Polícia Científica de Santa Catarina inaugurou hoje (15) um novo posto de emissão de documentos de identidade em Xanxerê. A cerimônia contou com a presença do Governador Jorginho Mello, da Perita-Geral Andressa Boer Fronza e de autoridades locais.
“É mais um passo na modernização e estruturação nesse órgão tão importante pra Santa Catarina. A gente tá modernizando onde não tem condições tão boas, para dar conforto para as pessoas que vão poder sentar, ter ar condicionado, um ambiente legal e fazer os seus documentos ou pedir um serviço. Enfim, aquilo que a Polícia Científica tem como missão”, disse o governador Jorginho Mello.
Com uma área de aproximadamente 180 metros quadrados, a nova instalação foi projetada para oferecer um atendimento mais confortável e digno aos cidadãos. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 210 mil no novo espaço.
O aumento na demanda pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) tornou o antigo posto insuficiente para atender a todos com eficiência. O espaço limitado e a falta de uma sala de espera adequada causavam desconforto, especialmente em dias de condições climáticas adversas, afetando a qualidade do atendimento.
A Perita-Geral Andressa Boer Fronza afirmou que para “garantir que o cidadão catarinense tenha acesso ao seu documento de identificação de forma ágil e segura é uma das prioridades da nossa gestão. E por isso que o Governo de Santa Catarina, por meio da Polícia Científica, está investindo numa série de modernizações, inclusive nesse novo espaço, pra que a gente possa melhor atender a população aqui de Xanxerê e região. Com muita alegria que Santa Catarina hoje é o terceiro estado em número de emissões de documentos de identificação. Nós já atingimos a marca de um milhão de carteiras de identidades nacionais emitidas e já temos 14% da nossa população com esse novo documento, no novo padrão”.
No início desse mês de agosto, a PCISC atingiu a marca de 1 milhão de CINs emitidas, um marco alcançado pelo esforço conjunto de todos os colaboradores envolvidos na emissão do documento. Desde março de 2023, a Polícia Científica vem emitindo a Carteira de Identidade Nacional, documento padronizado nacionalmente que integra o CPF como número único, oferecendo maior segurança e eficiência na gestão de dados.
O Perito Regional em Xanxerê, Átila Bomfim Fernandes, destacou: “Este novo posto representa um avanço significativo para a região, melhorando tanto a capacidade quanto a qualidade do atendimento.”
Fotos: Leo Munhoz / SECOM