PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Polícia Científica de Santa Catarina celebra 30ª correlação balística no SINAB

Desde agosto de 2023, a Polícia Científica (PCI) de Santa Catarina integra o Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), por meio do Banco de Perfis Balísticos (BPB/PCISC). A ferramenta tem permitido identificar conexões entre crimes cometidos com armas de fogo, e nesta semana alcançou o marco de 30 laudos periciais que correlacionam vestígios balísticos de diferentes casos.

Com a adesão ao SINAB, artefatos coletados em cenas de crime são inseridos no BPB e compartilhados com o banco nacional, onde são automaticamente comparados com vestígios de outros procedimentos policiais. Isso melhora significativamente a eficiência dos exames de confronto balístico, permitindo identificar a ligação entre crimes cometidos com a mesma arma de fogo, mesmo sem suspeitas prévias que justificassem a solicitação de um exame. Além disso, o sistema amplia as possibilidades de associação entre armas de fogo e vestígios balísticos tanto no estado quanto em todo o território nacional.

“Na terceira semana de funcionamento do SINAB, já tivemos a primeira correlação, conectando crimes em cidades diferentes. Recentemente, três homicídios em Joinville foram relacionados a uma arma apreendida, demonstrando a importância do sistema para elucidar crimes”, afirma o Perito Criminal Rafael Franco Zardo, do laboratório de balística da PCI em Joinville.

O SINAB opera por meio da análise das marcas deixadas pelas armas de fogo. Utilizando microscópios ópticos, peritos realizam a microcomparação balística entre vestígios encontrados nas cenas de crimes e padrões de armas suspeitas. As imagens geradas são armazenadas e comparadas automaticamente no sistema.

A Perita-geral, Andressa Boer Fronza, ressaltou a relevância da ferramenta: “Santa Catarina é reconhecida pela eficiência de suas forças de segurança na solução de casos e no combate à criminalidade. O BPB/PCISC reforça essa atuação ao atingir o marco de 30 casos correlacionados. Parabenizo os servidores da PCI que atuam em todas as fases desse processo, seja coletando vestígios nos locais de crimes e vítimas, na custódia dos vestígios e também atuando diretamente nos nossos laboratórios de Balística.”.

Fotos: Divulgação/PCISC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support