PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Workshop inédito sobre laboratórios clandestinos de drogas sintéticas

A Polícia Científica de Santa Catarina realizou o 1º Workshop “Atuação pericial, investigação e inteligência criminal em laboratórios clandestinos de drogas sintéticas”, que ocorreu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Acadepol, em Florianópolis. Foi um evento inédito no Brasil, com o objetivo de capacitar profissionais da área de segurança pública e promover a troca de experiências e conhecimentos sobre a atuação em cenários cada vez mais complexos e desafiadores.

O workshop contou com uma abordagem prática e teórica. Entre as atividades práticas, foi simulado um laboratório clandestino na Casa Tática da Acadepol, onde os participantes tiveram a oportunidade de realizar simulações utilizando equipamentos portáteis avançados.

Para garantir ampla participação, a parte teórica do evento foi transmitida online, permitindo que interessados da área de todo o Brasil se beneficiasse do conteúdo programático.

Essa foi uma iniciativa da Polícia Científica de Santa Catarina, com a colaboração da Polícia Civil catarinense e da Polícia Federal, ressaltando a importância da integração entre as instituições no combate ao tráfico de drogas e na investigação de crimes relacionados.

Foram inscritos servidores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Alagoas, Bahia e Distrito Federal, de diversas forças de segurança pública, somando mais de 200 participantes, entre presenciais e online, nesta primeira edição.

“É com muita alegria que a Polícia Científica de Santa Catarina está realizando este seminário sobre atuação pericial, investigação e inteligência em laboratórios clandestinos de drogas sintéticas, que são locais de grande complexidade e exigem um constante treinamento para uma atuação correta entre todas as agências de segurança pública que atuam nesse processo. Tenho certeza de que renderá bons frutos para que tenhamos uma segurança pública e um sistema de justiça criminal mais eficientes, não só em Santa Catarina, mas em todo o país”, destacou a Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.

A realização deste workshop demonstra a vontade do órgão em elucidar cada vez mais crimes e transformar o Estado de Santa Catarina em um lugar mais seguro para se viver, por meio da capacitação de profissionais envolvidos na persecução criminal e na atuação pericial em um cenário de crescente complexidade. Com temas que abrangeram desde a identificação de substâncias sintéticas até as técnicas mais modernas de investigação, o evento promete ser um marco na formação de uma rede de conhecimento essencial para a segurança pública no Brasil.

Para Luan Alves Lopes Carneiro, Diretor da Academia de Perícia, “o grande objetivo desse curso é nivelar o conhecimento técnico, científico e jurídico sobre o tema, a fim de que os atores envolvidos nas investigações relacionadas a drogas sintéticas possam interagir, promover networking e contribuir para que tenhamos encaminhamentos mais assertivos nessas investigações, seja em Santa Catarina ou em todo o país. O curso conta com participantes de todas as regiões e é de grande importância para todo o sistema de segurança pública e justiça do Brasil”.

A expectativa era que esta primeira edição do workshop servisse como um ponto de partida para futuras iniciativas de capacitação na área, consolidando o compromisso das instituições com a excelência na atuação pericial e na inteligência criminal.

Fotos: Thiago Kaue/Secom e Divulgação/PCISC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support