Novos agentes reforçam o quadro da Polícia Científica de Santa Catarina
A Polícia Científica de Santa Catarina celebrou a conclusão de mais um curso de formação, que
capacitou 98 novos agentes de perícia criminal e 2 agentes de perícia médico-legal. A cerimônia de formatura ocorreu nesta sexta-feira (08), no auditório da Secretaria de Segurança Pública, e contou com a presença do governador Jorginho Mello, do Secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, da Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, e outras autoridades. Com esses novos profissionais, a PCISC reforça sua estrutura e amplia sua capacidade de atuação, essenciais para o fortalecimento da justiça e a promoção da cidadania.
Esses novos servidores serão distribuídos pelas Superintendências e Núcleos Regionais da Polícia Científica em todo o Estado, onde atuarão na emissão de carteiras de identidade e no apoio a exames periciais, frequentemente decisivos na resolução de crimes e na proteção de direitos fundamentais.
“Os agentes são essenciais para o fortalecimento das investigações e para a garantia de direitos da nossa população. Estamos investindo em uma polícia científica moderna e equipada para assegurar que Santa Catarina continue sendo referência em segurança pública”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Durante o curso de formação, os agentes receberam treinamento técnico específico, com disciplinas de criminalística, identificação civil e criminal, análise laboratorial, além de conteúdos gerais como direito, gestão, projetos e primeiros socorros. Um concurso fotográfico interno, com imagens capturadas pelos formandos durante o curso, destacou o uso da imagem e da documentação visual no trabalho pericial, promovendo novas perspectivas e incentivando a reflexão sobre essas ferramentas nas investigações.
“Estamos muito felizes com a chegada dos novos agentes de perícia, que irão atuar em todas as cidades catarinenses a partir das nossas 30 unidades de Polícia Científica em SC. A academia de perícia foi um período intenso, que adquiriram não só conhecimentos técnicos, mas principalmente nossos valores institucionais”, acrescentou a Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.
A conclusão deste curso não é um ponto final, mas um marco inicial na trajetória desses profissionais, que agora irão atuar na execução de serviços operacionais e administrativos, apoiar exames periciais, auxiliar na identificação civil e criminal, entre outras atribuições.
A Polícia Científica de Santa Catarina dá as boas-vindas a essa nova turma de agentes de perícia, confiando na contribuição desses profissionais para uma sociedade com mais justiça e cidadania.
Fotos e texto: Ricardo Trida/PCISC