PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Novos agentes reforçam o quadro da Polícia Científica de Santa Catarina

A Polícia Científica de Santa Catarina celebrou a conclusão de mais um curso de formação, que
capacitou 98 novos agentes de perícia criminal e 2 agentes de perícia médico-legal. A cerimônia de formatura ocorreu nesta sexta-feira (08), no auditório da Secretaria de Segurança Pública, e contou com a presença do governador Jorginho Mello, do Secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, da Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, e outras autoridades. Com esses novos profissionais, a PCISC reforça sua estrutura e amplia sua capacidade de atuação, essenciais para o fortalecimento da justiça e a promoção da cidadania.

Esses novos servidores serão distribuídos pelas Superintendências e Núcleos Regionais da Polícia Científica em todo o Estado, onde atuarão na emissão de carteiras de identidade e no apoio a exames periciais, frequentemente decisivos na resolução de crimes e na proteção de direitos fundamentais.

“Os agentes são essenciais para o fortalecimento das investigações e para a garantia de direitos da nossa população. Estamos investindo em uma polícia científica moderna e equipada para assegurar que Santa Catarina continue sendo referência em segurança pública”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Durante o curso de formação, os agentes receberam treinamento técnico específico, com disciplinas de criminalística, identificação civil e criminal, análise laboratorial, além de conteúdos gerais como direito, gestão, projetos e primeiros socorros. Um concurso fotográfico interno, com imagens capturadas pelos formandos durante o curso, destacou o uso da imagem e da documentação visual no trabalho pericial, promovendo novas perspectivas e incentivando a reflexão sobre essas ferramentas nas investigações.

“Estamos muito felizes com a chegada dos novos agentes de perícia, que irão atuar em todas as cidades catarinenses a partir das nossas 30 unidades de Polícia Científica em SC. A academia de perícia foi um período intenso, que adquiriram não só conhecimentos técnicos, mas principalmente nossos valores institucionais”, acrescentou a Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.

A conclusão deste curso não é um ponto final, mas um marco inicial na trajetória desses profissionais, que agora irão atuar na execução de serviços operacionais e administrativos, apoiar exames periciais, auxiliar na identificação civil e criminal, entre outras atribuições.

A Polícia Científica de Santa Catarina dá as boas-vindas a essa nova turma de agentes de perícia, confiando na contribuição desses profissionais para uma sociedade com mais justiça e cidadania.

Fotos e texto: Ricardo Trida/PCISC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support