PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Polícia Científica de Santa Catarina participa da segunda etapa da Mobilização Nacional para Identificação de Pessoas Desaparecidas

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC), por meio do Programa PCI CONECTA, está participando da segunda fase da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nesta etapa, os profissionais de saúde e assistência social serão capacitados para tornar mais eficaz o acionamento para a identificação de pessoas acolhidas nessas instituições.

A atuação da PCISC é essencial para garantir que pessoas de identidade desconhecida possam ser identificadas corretamente. Hospitais e instituições de longa permanência frequentemente acolhem indivíduos impossibilitados de se comunicar, e a colaboração entre a segurança pública e os profissionais de saúde e assistência social é fundamental para resolver esses casos.

Para acionar a Polícia Científica nesta ação, basta que as instituições de saúde e assistência social que abrigam pessoas com identidade desconhecida solicitem o agendamento do serviço de identificação via site oficial da PCISC, clicando no link DESAPARECIDOS.

Para isso, é necessário ter em mãos o número do Boletim de Ocorrência com o registro da situação de identidade desconhecida do abrigado. Após isso, a equipe especializada entrará em contato com a instituição requerente para realizar os serviços.

O primeiro serviço realizado é a coleta de impressões digitais. Caso a identificação não seja possível pelas digitais, a próxima etapa consiste na coleta de material genético, que será analisado e comparado com bancos de dados estaduais e nacionais para ampliar as chances de identificação e encontro da família.

“A qualquer momento, familiares de pessoas desaparecidas ou gestores de casas de acolhimento e hospitais que possuam o devido Boletim de Ocorrência podem acessar o site da Polícia Científica para solicitar a identificação. Nosso compromisso é garantir que nenhuma pessoa permaneça sem identidade”, destaca a Perita-Geral Andressa Boer Fronza.

Com essa mobilização, a Polícia Científica reforça seu compromisso de utilizar a Ciência para a garantia da Justiça.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support