PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Polícia Científica de Santa Catarina participa com expressiva delegação no InterForensics

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) marcou presença destacada no InterForensics 2025, principal evento de ciências forenses da América Latina, realizado entre 25 e 28 de agosto, em Curitiba (PR). A PCISC participou com uma delegação expressiva de 80 servidores, reforçando sua projeção técnica e institucional no cenário nacional e internacional.

Durante os quatro dias de conferências, debates, minicursos e apresentações em 17 áreas especializadas das ciências forenses, a PCISC teve o que comemorar: foram dois pôsteres premiados. A equipe liderada por Kelly Ribas Lobato foi premiada em 1º lugar geral, por sua pesquisa sobre “Microdissecção a laser como método de separação celular para obtenção de perfil genético informativo de agressores sexuais”. Já a equipe liderada por Bruno Henz Mossmann conquistou primeiro lugar na trilha temática com o trabalho intitulado “Intoxicação acidental por nitrito de sódio”.

Paralelamente ao InterForensics, foi realizado o Encontro do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPCI), atualmente presidido pela Perita-Geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza. Sob sua liderança, as reuniões e discussões estratégicas reforçaram a relevância do trabalho pericial, ampliando sua visibilidade junto às demais instituições do país.

“A participação da PCISC não só evidencia o nível técnico da nossa instituição como fortalece a ciência forense em Santa Catarina. Essa troca de experiências com profissionais de todo o Brasil e do exterior impulsiona nossa visibilidade nacional e internacional. Além disso, durante o encontro do CONDPCI, discutimos temas estratégicos para o fortalecimento e melhoria dos serviços de medicina legal no Brasil. Destaco a aprovação da Carta de Curitiba, que reúne pontos de consensos sobre a política nacional de pessoas desaparecidas, protocolos de verificação de óbito e propostas de alterações legislativas, apontando caminhos concretos para avanços na perícia oficial.” Destaca Andressa Boer Fronza, Perita-Geral da Polícia Polícia Científica de Santa Catarina.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support