Polícia Científica avança na emissão da Carteira de Identidade Nacional
Governo de Santa Catarina lança o Programa Identidade Catarina e celebra a marca de 2 milhões de documentos emitidos
Santa Catarina dá mais um passo na modernização dos serviços públicos e na aproximação com o cidadão. Nesta quinta-feira (06), o Governo do Estado lançou o Programa Identidade Catarina, iniciativa que reforça o compromisso com a agilidade, a inovação e a cidadania. O evento celebrou também uma marca histórica: 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas em todo o estado.
“O Programa Identidade Catarina representa um salto na forma como o Estado se relaciona com o cidadão. Estamos unindo tecnologia, gestão e empatia para tornar a identificação mais acessível, moderna e humana”, destaca a Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.
Desde março de 2023, Santa Catarina passou a emitir a CIN, documento padronizado nacionalmente e que utiliza o mesmo número do CPF como identificação. A nova carteira oferece mais segurança e eficiência na gestão de dados, contribuindo para reduzir fraudes e simplificar o acesso aos serviços públicos.

Com investimentos em tecnologia e infraestrutura, o número de atendimentos diários mais que dobrou, passando de 2 mil para 4,5 mil vagas. A previsão para 2025 é de 900 mil documentos emitidos, um crescimento de 72% em relação a 2022.
O Programa Identidade Catarina chega para transformar a experiência do cidadão. Agora será possível solicitar a segunda via da CIN de forma totalmente digital, acompanhar o processo por e-mail e comparecer ao posto apenas para retirar o documento.

Nos próximos meses, a Polícia Científica pretende implementar a emissão online da primeira via e também iniciar e emissão diretamente nas maternidades, garantindo que cada bebê catarinense receba sua documentação oficial com segurança e agilidade.
“Eu estou muito feliz em ver a Polícia Científica avançando na inovação. Estamos à frente de muitos estados do Brasil. Quero cumprimentar todo o time da Polícia Científica pelo capricho, zelo e modernidade. Assim, o cidadão é atendido com mais rapidez e eficácia, o que faz toda a diferença. Serviço público tem que ser entregue com qualidade, e a nossa Polícia Científica está fazendo isso muito bem. Além do Programa Identidade Catarina, as viaturas entregues hoje vão reforçar ainda mais o trabalho das equipes”, destacou o governador Jorginho Mello.

Durante o evento, também foram entregues treze novas viaturas para reforçar a frota da Polícia Científica em diferentes regiões do estado, um investimento que soma aproximadamente três milhões de reais, e visa fortalecer as ações de perícia e atendimento à população. Os veículos foram destinados para as seguintes unidades de Tubarão, Porto União, São Lourenço do Oeste, Rio do Sul, Florianópolis, Araranguá, Videira e Xanxerê.
Com tecnologia, investimento e inovação, Santa Catarina segue desburocratizando processos, humanizando serviços e fortalecendo a segurança pública, garantindo mais comodidade, agilidade e cidadania para todos os catarinenses.
