Polícia Científica de Santa Catarina participa de seminário com foco em Inteligência Artificial na Segurança Pública
A Polícia Científica de Santa Catarina (PCSC) teve participação de destaque no VII Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública (SICTI 2025), realizado na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e instituições de segurança pública do estado.
Com o tema “Inteligência Artificial Aplicada à Segurança Pública”, o evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater tendências, desafios e aplicações tecnológicas voltadas ao enfrentamento da criminalidade e ao aperfeiçoamento da investigação.
A PCISC integrou o seminário por meio da Academia de Perícias, participando ativamente da organização e compondo a comissão científica do evento. Além disso, policiais científicos apresentaram artigos em formato online, contribuindo para a produção e divulgação de conhecimento técnico-científico. Os trabalhos foram assinados pelos policiais científicos Wilson Leite, André Lopes, Carlos Nogueira e Cássia Rosa.
Outro destaque foi a participação dos policiais científicos Wilson Leite, Fernando Lonzetti e Andrea Dresch, que integraram uma trilha temática dedicada à discussão dos impactos da inteligência artificial nas áreas de informática e áudio e imagem, abordando também desafios relacionados à cadeia de custódia e ao potencial forense dos vestígios digitais.
O evento contou ainda com a presença do renomado pesquisador Dr. Ray Bull, da Universidade de Leicester, referência mundial em entrevista investigativa e no método PEACE, ampliando o diálogo entre prática policial e evidências científicas.
A participação da Polícia Científica reforça seu compromisso com a inovação e a aplicação de tecnologias avançadas que qualificam a perícia e fortalecem a segurança da sociedade catarinense.
