A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o principal documento de identificação no Brasil, tem fé pública e validade em todo território nacional (art. 1º da lei 7.116/1983 e Decreto 10.977/2022). A CIN pode substituir o passaporte em países do Mercosul, desde que esteja dentro do prazo de validade e em perfeito estado de conservação. Possui via digital acessada por meio do aplicativo Gov.br.
A CIN utiliza como único identificador o número de CPF do cidadão. A 1ª via da CIN é gratuita. A segunda via da CIN possui taxa de R$ 46,89.
Caso você possua uma solicitação em andamento, clique em “Acompanhe o Andamento de Emissão da sua CIN”.
Agora é possível pedir a reimpressão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) emitida em SC, se não houver mudança nos dados e o titular tiver mais de 16 anos.
Para prosseguir com essa opção, clique em “Solicite a Emissão Online da sua CIN”.
Essa opção requer o pagamento da taxa de segunda via, no valor de R$ 46,89.
Para emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em SC ou renovação com alteração de dados, clique na opção “Agendamento para Atendimento Presencial”.
O atendimento pode ser realizado sem agendamento, por encaixe, em casos de desistência ou não comparecimento das pessoas agendadas previamente, respeitando-se a capacidade operacional de cada unidade e desde que o requerente esteja portando a documentação exigida.
