PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

PROGRAMA CONECTA

Genética Forense

Os exames de DNA utilizados para identificação humana se baseiam na comparação de amostras coletadas de restos mortais não identificados ou de pessoas de identidade desconhecida com amostras-referência de pessoas desaparecidas e de familiares. Dado que a identificação de pessoas pode ser realizada por diversos métodos – como impressão digital, análise de arcada dentária e análise antropológica, sugere-se que o exame de DNA seja utilizado somente quando um dos outros métodos referidos não estiver disponível, não for viável ou seja insuficiente para a realização da identificação.

programa conecta-genetica forense

A coleta de amostras de referência devem preferencialmente incluir amostras-referência diretas da pessoa desaparecida e amostras-referência de familiares de primeiro grau. São necessários pelo menos dois familiares de pessoas desaparecidas, na seguinte ordem:

I. Ambos os genitores (pai e mãe biológicos);
II. Um genitor (pai biológico ou mãe biológica), um cônjuge (marido ou esposa do desaparecido) associado aos filhos biológicos do casal (cônjuge e desaparecido);
III. Filhos biológicos (do desaparecido) e pai ou mãe biológica desses filhos;
IV. Um genitor (pai biológico ou mãe biológica) e um irmão biológico (do desaparecido);
V. Dois ou mais irmãos biológicos (do desaparecido); e
VI. De gêmeos idênticos (univitelinos).

As coletas para identificação de pessoas desaparecidas são realizadas apenas mediante consentimento do doador e não serão utilizadas para outro fim. As coletas de material biológico são realizadas através de um dispositivo contendo uma esponja na extremidade que é esfregada no interior da boca do doador, de forma não invasiva e indolor!

No dia da coleta é importante que os familiares tragam documento oficial contendo foto para que a doação de material biológico seja devida cadastrada. Também será tirada uma foto e coletada uma digital para garantir a identificação inequívoca do doador da amostra.

programa conecta-genetica forense

Os perfis genéticos obtidos dos familiares de pessoas desaparecidas e das referências dos desaparecidos serão confrontados regularmente com os perfis genéticos obtidos de pessoas de identidade desconhecida e de restos mortais não identificados presentes nos bancos de perfis genéticos de todo país.

Mensalmente os números de perfis genéticos relacionados a pessoas desaparecidas são disponibilizados no SINESP que pode ser acessado no link da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support