PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Polícia Científica fará mutirão para emitir carteiras de identidade à população atingida pelas chuvas

Dentro do pacote de medidas lançado para ajudar famílias e empreendedores catarinenses impactados pelas recentes chuvas, o Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira, 24, a realização de um mutirão da Polícia Científica (PCI) para emissão de carteiras de identidade nos municípios que se encontram em estado de calamidade pública. Com o auxílio de uma unidade móvel de atendimento, na próxima semana o órgão pericial estará em Taió, Rio do Oeste e Laurentino, além de reforçar sua atuação na unidade de Rio do Sul.

A perita-geral da PCI, Andressa Boer Fronza, explica que a iniciativa é extremamente importante para disponibilizar a carteira de identidade aos atingidos, sem dificuldades e sem ter que se deslocar para outras cidades nesse momento. A gestora destaca ainda que o documento de identificação é fundamental ao pleno exercício da cidadania, garantindo acesso a direitos e benefícios sociais.

“A Polícia Científica de Santa Catarina desempenhou um papel fundamental ao realizar as perícias criminais, de medicina legal e identificação das vítimas afetadas pelos eventos climáticos. Agora é importante que a sociedade também esteja amparada no processo de recuperação de suas vidas, por isso, estamos buscando meios de facilitar ao máximo o acesso dessas pessoas aos serviços públicos de saúde, auxílios e financiamentos”, conclui.

Medidas foram anunciadas pelo governo nesta segunda-feira Foto: Ricardo Trida/Secom

Considerando que pessoas de outras regiões atingidas pelos eventos climáticos também possam ter perdido seus documentos, a perita-geral Andressa Fronza anunciou ainda que, nos próximos dias, todas as unidades próprias do órgão emitirão o documento gratuitamente e sem agendamento prévio. Estima-se que as medidas possam atender até 6 mil vítimas das cheias. 

Mutirão itinerante

Com o objetivo de assistir cidadãos dos municípios do Alto Vale que decretaram estado de calamidade pública, na próxima segunda-feira, 30, a unidade móvel da Polícia Científica estará em Taió; na terça-feira, 31, em Rio do Oeste; e na quarta-feira, 01/11, em Laurentino. O atendimento na unidade móvel será das 9h às 12h e das 13h às 18h, por ordem de chegada e sem cobrança de taxa. Os locais ainda serão divulgados nos próximos dias. Os moradores de Rio do Sul serão atendidos pela unidade da PCI no município.

Para fazer a segunda via da carteira de identidade é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios. O cidadão solteiro (nunca se casou) precisa apresentar a certidão de nascimento. Para casados, divorciados e viúvos é necessário apresentar a certidão de casamento com as devidas averbações. Serão aceitos documentos originais ou cópias autenticadas em cartório, em perfeitas condições e sem plastificação. Também é preciso informar o CPF.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support