Polícia Científica e Udesc consolidam acordo de cooperação técnica na área das Ciências Forenses

O documento firmado recentemente propõe o intercâmbio técnico, científico, cultural, administrativo e de recursos, entre o órgão pericial e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O objetivo é fomentar o desenvolvimento de pesquisas, cursos de pós-graduação, treinamentos, estágios e colaborações na área administrativa, visando interesses comuns.

Aventa-se também a possibilidade de ampliação do parque analítico da Polícia Científica, a partir da disponibilização de novos exames periciais não realizados atualmente. Da mesma forma, estimular a educação continuada de profissionais da Perícia Oficial e estudantes nas áreas de segurança pública e perícia criminal, com atividades de ensino, pesquisa e extensão em Ciências Forenses.

O diretor da Academia de Perícia da PCISC, perito Luan Alves Lopes Carneiro, explica que a ideia é estabelecer uma rede de professores com interesse nas áreas forenses, bem como pesquisadores que já possuem linhas de pesquisa na área pericial. A partir daí, estimular a integração dos envolvidos por meio da exposição, desenvolvimento e problematização de temas forenses relevantes.

“Com o acordo técnico, profissionais da Perícia Oficial e estudantes de níveis de graduação e pós-graduação nas áreas de Segurança Pública e Perícia Criminal poderão se beneficiar com iniciativas diversas, voltadas ao compartilhamento e a disseminação de conhecimento. É importante destacar o terreno fértil para a pesquisa e inovação na área forense, com grande potencial para promover a ampliação e o aprimoramento dos exames periciais atualmente realizados pela PCISC”, destaca.