PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Jovens que morreram em veículo na cidade de Balneário Camboriú sofreram asfixia por monóxido de carbono

O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira, 12, coletiva de imprensa para esclarecer o polêmico caso da morte de quatro jovens que estavam em veículo localizado na rodoviária de Balneário Camboriú, no dia 1º de janeiro de 2024. A entrevista contou com a participação da Secretaria de Segurança Pública, das polícias Científica e Civil, além da Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Freibergue Rubem do Nascimento, destacou que a união das forças de segurança foi fundamental para o rápido esclarecimento do caso. “Isso é reflexo da qualidade dos profissionais e dos investimentos que o governador Jorginho vem fazendo na segurança pública.” 

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, também destacou a qualidade do trabalho desenvolvido por todas as instituições que atuaram no atendimento do caso e, mesmo no período de alta temporada, a Polícia Civil e a Polícia Científica mobilizaram suas equipes para esclarecer os fatos. “O governador Jorginho pediu que aumentássemos o efetivo da PCSC onde há intensa concentração de pessoas. Essa diretriz foi fundamental para que pudéssemos dar uma resposta rápida aos familiares das vítimas e à sociedade.”

Segundo a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, o chefe do Executivo catarinense também monitorou pessoalmente os trabalhos das equipes periciais, às quais pediu máximo empenho e celeridade. Para isso, Andressa Fronza revela que a PCISC envolveu seis áreas técnicas e 22 policiais científicos, que até o momento já realizaram 18 exames periciais relacionados à ocorrência.

“Nunca sabemos o que vamos encontrar numa cena de crime, portanto, temos sempre um grande desafio a ser desvendado em torno dos vestígios de cada ocorrência. Quero parabenizar todos os policiais envolvidos no atendimento, especialmente, os nossos policiais científicos, que realizaram um trabalho rápido e preciso na apuração da dinâmica dos fatos. As provas periciais produzidas pelos peritos oficiais trazem a garantia do devido processo legal e confirmam as mortes por asfixia de monóxido de carbono, por conta de alterações irregulares no sistema de escapamento do veículo.

Trabalho pericial

A Polícia Científica chegou na rodoviária de Balneário Camboriú por volta das 08:50h para atendimento de local de crime. Os corpos já sem vida estavam dispostos fora do carro, sob a calçada, depois do atendimento de urgência e emergência do SAMU. Não foi identificada a presença de drogas no veículo e nem sinais de violência nas vítimas. Foram realizadas análises preliminares no veículo.

Os corpos chegaram ao setor de Medicina Legal da PCISC às 10:15h, e os exames necroscópicos iniciaram às 10:40h. Como as vítimas apresentavam evidentes características de asfixia, foram colhidas amostras de sangue e urina para realização de exames laboratoriais necessários à elucidação do caso, incluindo a quantificação de monóxido de carbono. Os corpos não apresentavam lesões traumáticas, descartando possíveis ações de terceiros.

O setor de Toxicologia Forense analisou as amostras e descartou a presença de entorpecentes, venenos e bebidas alcoólicas nas vítimas. Já os exames de carboxihemoglobina acusaram níveis fatais de monóxido de carbono, superiores a 50% em três vítimas e, entre 49% e 50%, na quarta vítima, confirmando asfixia por monóxido de carbono como causa das mortes.

Alterações irregulares causaram as mortes

O Setor de Engenharia Forense da Polícia Científica realizou uma série de exames periciais no veículo onde se encontravam os jovens, contando em alguns deles com o suporte e apoio técnico da empresa fabricante. Durante os trabalhos foram identificadas quatro alterações na estrutura original, realizadas com o propósito de aumentar a potência e o ronco do motor.

Uma delas consistiu na retirada de uma peça original do veículo onde se encontra o catalisador, sistema que elimina cerca de 90% do monóxido de carbono gerado pelo motor, dando lugar a peça similar conhecida como downpipe. No entanto, além de não apresentar o sistema de filtragem dos gases, o novo componente se rompeu durante o uso e provocou a saturação do ambiente interno do veículo com monóxido de carbono, fato causador das mortes.

De acordo com a Divisão de Engenharia Forense da PCISC, ao medir o nível de monóxido de carbono no interior do veículo, com o ar-condicionado ligado, em 16 minutos foi obtida contagem de 1.000 ppm, nível máximo de alcance do aparelho medidor. Sem a presença do ar-condicionado, esse nível foi zero. Em comparação com um veículo de estrutura original preservada, mesmo medindo diretamente na saída do escapamento esse nível é de 30 a 50 ppm.

Inquérito policial

Na entrevista coletiva, o delegado Bruno Effori contou que havia acabado de entrar no plantão quando recebeu a informação da ocorrência. Logo após chegar ao local dos fatos, tomou as primeiras providências e colheu informações preliminares sobre o caso.

Como havia mortes, posteriormente, o caso foi encaminhado para Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú e o inquérito passou a ser conduzido pelo delegado Vicente Soares. “Analisamos as imagens e coletamos depoimentos para a identificação da dinâmica dos fatos. Já ouvimos testemunhas e familiares. Nos próximos dias ouviremos os responsáveis pela customização identificada no veículo”, assinalou.

O inquérito ainda não foi finalizado e as pessoas que realizaram as alterações no carro poderão ser indiciadas por homicídio culposo.

Participaram da entrevista coletiva:

Secretaria de Segurança Pública
– Secretário adjunto da Segurança Pública, Freibergue Rubem

Polícia Científica de Santa Catarina
– Perita-geral Andressa Boer Fronza
– Perito-geral adjunto Douglas de Oliveira Balen
– Diretor de Medicina Legal, perito médico legista Fernando Oliva da Fonseca
– Perita Criminal bioquímica, Bruna de Souza Boff
– Perito criminal Luiz Gabriel Alves de Deus
– Perito criminal Islas Buth

Polícia Civil
– Delegado-geral Ulisses Gabriel
– Delegado Vicente Soares, titular da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, que preside o inquérito policial

Secretaria da Saúde
– Superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Antônio Fonseca

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support