PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Polícia Científica de Santa Catarina e Udesc publicam artigo em renomada revista internacional de perícia criminal

A colaboração técnico-científica entre a Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), resultou em uma conquista histórica: a publicação de artigo no renomado periódico internacional “Forensic Science International”.

O artigo, resultante do trabalho de pesquisadores da UDESC e da equipe especializada da Divisão de Química da PCI/Joinville, destaca uma metodologia inovadora para a análise de comprimidos de ecstasy. Os comprimidos, compostos majoritariamente por substâncias estimulantes como MDMA e MDA, além de excipientes, corantes, adulterantes e substâncias residuais de síntese, foram alvo de uma pesquisa que tinha como objetivo desenvolver um método de análise qualitativa capaz de detectar uma gama maior de compostos.

A abordagem permite não apenas identificar a substância responsável pelos efeitos psicoativos, mas também identificar compostos minoritários, fornecendo informações cruciais para a área de inteligência criminal e controle de substâncias. A capacidade de identificar reagentes e rotas sintéticas utilizadas na produção dessas substâncias proscritas é de grande relevância, contribuindo para a eficácia das investigações e o aprimoramento das políticas de controle.

“É inspirador trabalhar em um órgão com pessoas tão competentes. Parabenizo as Peritas Suellen Pericolo e Gisele Barabocz que, em parceria com pesquisadores da UDESC, publicaram importante artigo na revista Forensic Science International. Além de fortalecer a missão constitucional da PCISC de estudo e pesquisa em ciências forenses, também destaca a expertise e o talento presentes em nossa equipe”, destacou a perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza.

Link: leia o artigo aqui!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support