PCI – Polícia Científica de Santa Catarina

Polícia Científica trabalha nos exames no caso do acidente na Serra Dona Francisca

Assim que o acidente foi registrado na Serra Dona Francisca, em Joinville, na manhã desta segunda-feira, 29, envolvendo um caminhão carregado com produto perigoso, o Governo do Estado mobilizou as equipes da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Científica, Instituto do Meio Ambiente e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. O veículo colidiu no barranco da curva do Mirante, próximo ao Km 14 da SC-418, ocasionado o derramando ácido sulfônico sobre a pista.

Estão envolvidos nesse caso dois setores da Polícia Científica de Santa Catarina: Setor de Perícias Ambientais (análise das consequências ambientais do acidente com produto perigoso e possivelmente a valoração do dano ambiental) e Engenharia Forense (perícia no caminhão envolvido no acidente). O veículo vai passar por uma inspeção mais detalhada na tentativa de identificar possíveis vestígios de falha mecânica ou de outra situação que tenha contribuído para a ocorrência do sinistro, além da análise dos dados contidos no tacógrafo.

Depois da remoção do caminhão que derramou ácido sulfônico na Serra Dona Francisca nessa segunda, órgãos do Estado mantêm os trabalhos no local nesta terça-feira, 30. O trânsito segue no sistema “Siga e Pare”.

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estão no local monitorando a área e auxiliando os profissionais da empresa especializada em emergência ambiental contratada pelos responsáveis da carga. O trabalho se concentra na retirada das bombonas que atingiram a vegetação. Alguns desses tonéis estão intactos e outros danificados, por isso o trabalho de limpeza de toda a área contaminada.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support