Polícia Científica atua em operação para garantir segurança alimentar e proteção à saúde de consumidores em Florianópolis

Foto: Divulgação PCSC

O trabalho da Polícia Científica de Santa Catarina (PCI) está sendo essencial para garantir a segurança alimentar e a proteção da saúde dos consumidores em apoio à operação que resultou na suspensão das atividades de 14 peixarias no Mercado Público de Florianópolis. A PCI está fazendo a análise dos pescados com o objetivo de verificar a presença de aditivos químicos.

Em conjunto com agentes do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Santa Catarina (CIDASC), da Vigilância Sanitária Municipal, do Procon e das Polícias Civil e Militar, o papel Polícia Científica é crucial para garantir a materialidade dos vestígios e a integridade dos produtos comercializados no Mercado Público de Florianópolis.

A operação

Na manhã desta terça-feira, 27, uma operação coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), através da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital e do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, em parceria com órgãos de fiscalização sanitária, Procon Municipal e as Polícias Científica, Civil e Militar, resultou na suspensão das atividades de 14 peixarias no Mercado Público de Florianópolis.

A ação teve como objetivo avaliar e fiscalizar as condições de armazenamento, prazos de validade, identificação de procedência e controle dos produtos de origem animal, com foco especial nos pescados devido ao aumento no consumo durante o período da Quaresma até a Semana Santa. Na operação, 14 estabelecimentos tiveram as atividades suspensas.

Segundo o MPSC, uma segunda auditoria individual será realizada em cada estabelecimento, enquanto autos de infração já foram lavrados. As peixarias precisam regularizar suas situações para retomarem as atividades.

Gabriela Farias
Assessora de Comunicação