Seminário discute segurança pública na sociedade
Chapecó sedia o seminário “Os Desafios na Segurança Pública na Sociedade Contemporânea”, que reúne especialistas da área durante dois dias no Oeste de Santa Catarina. Organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o evento inclui cinco painéis e uma palestra. Os temas abordados variam desde a segurança nas escolas até a violência contra a mulher, passando por momentos de crise e pelos desafios e impactos da política estadual nos municípios.
A Polícia Científica está representada pela Perita-Geral Andressa Boer Fronza, que participa do painel “Feminicídio e violência doméstica: Rompendo o medo” dividindo o palco com outras autoridades, como a vice-governadora Marilisa Boehm; Cibelly Farias, procuradora-geral adjunta do MPSC; Patrícia Zimmermann, delegada e coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso e Anne Teive Auras, Defensora Pública do Estado de Santa Catarina.
“Cada evidência que colhemos, cada prova que materializamos, é uma voz que não pode mais ser silenciada. Na luta contra a violência de gênero, a Polícia Científica transforma medo em força e dor em justiça. Porque a verdade é a nossa arma mais poderosa e com ela rompemos o ciclo do medo”, reforça a Perita-Geral Andressa Fronza.
Durante sua participação, a vice-governadora Marilisa Boehm destacou a importância de fortalecer as parcerias entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o TCE/SC. Segundo Boehm, essas colaborações são essenciais para a implementação eficaz de medidas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher em Santa Catarina.
Fotos: Mauricio Vieira/TCS-SC