Polícia Científica recebe prêmios da Controladoria Geral do Estado (CGE/SC)
A Polícia Científica de Santa Catarina recebeu os selos de Prata e Bronze no 1º Prêmio CGE-SC Práticas Inovadoras, cujo resultado foi divulgado pela Controladoria-Geral do Estado nesta segunda-feira, 30. O projeto “CriminalData: gestão eficiente e transparente” foi premiado com a prata na categoria Qualidade do Gasto e o outro ganhador foi o projeto “Prevenção e Enfrentamento ao Assédio contra a Mulher – Não se cale”, que ficou com o bronze na categoria Gestão Correcional.
O “CriminalData” alcança ganhos significativos em termos de segurança, eficiência e assertividade no planejamento estratégico e organização institucional. A plataforma de Business Intelligence (BI) CriminalData, foi desenvolvida pela instituição no início de 2023, conta com um painel de visualização de dados voltado ao aprimoramento da gestão interna do órgão. O recurso permite monitorar toda a atividade pericial desenvolvida no estado em tempo real, identificando tendências, pontos de atenção e subsidiando com mais qualidade as decisões dos gestores.
O “Não se cale”, é um projeto multidisciplinar da Polícia Científica que reúne profissionais mulheres de diversas áreas e regiões do estado, com foco em apoiar todas as colaboradoras, incluindo servidoras, terceirizadas e estagiárias. No âmbito educativo, a comissão orienta sobre assédio e elabora materiais informativos para conscientizar e incentivar denúncias. Em termos de sanção, a PCI propõe procedimentos administrativos disciplinares específicos para casos de assédio e criará um canal de comunicação para receber denúncias. Além disso, as comissões processantes poderão ser formadas exclusivamente por mulheres, garantindo uma abordagem sensível e eficaz.
A premiação tem o objetivo de reconhecer e disseminar as melhores práticas de controle da gestão pública no Poder Executivo estadual. São seis categorias: Controle Interno; Gestão Correcional; Governo Aberto e Transparência; Integridade e Compliance; Ouvidoria; e Qualidade do Gasto. As três melhores práticas de cada categoria recebem certificados e selos virtuais Ouro, Prata e Bronze. A cerimônia de entrega será no dia 23 de outubro, no auditório da Epagri.
“É com grande satisfação que recebi essa excelente notícia de que a nossa Polícia Científica foi premiada em duas categorias. Este reconhecimento pela CGE é fruto do esforço coletivo que vem sendo desempenhado por nossos gestores da PCI. Meus parabéns, em especial, à Corregedoria-Geral, à Diretoria de Tecnologia e Inovação e a todos os servidores envolvidos no “Não Se Cale” e no “Criminal Data da PCISC”, reforça a Perita-Geral Andressa Boer Fronza.